Deus e a Matemática/Religião, Filosofia, Ocultismo, Misticismo e a Matemática

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Geometria Sagrada[editar | editar código-fonte]

Platonismo[editar | editar código-fonte]

Pitagorismo[editar | editar código-fonte]

Pitagorismo é um termo usado para as crenças esotéricas e metafísicas defendidas por Pitágoras e seus seguidores. Os pitagóricos, que foram consideravelmente influenciados pela matemática. O pensamento Pitágorico era consideravelmente dominado pela matemática, mas ele foi também profundamente místico. O ensinamento pitágorico realmente começou com os ensinamentos de Anaximander , que ensinou que a substância última das coisas é o "infinito", que Anaximander chamava de apeiron ".

A absorvição do apeiron é também o que faz o mundo matemático, não apenas possível descrever com matemática, mas na verdadeiramente matemático, uma vez que mostra os números e a realidade tem o mesmo princípio.

Pitagoras sugere que a purificação maior de uma vida se da por pura contemplação. É o filósofo que contempla sobre as ciências e a matemática, que é liberado do "ciclo de nascimento".

A vida do matemático puro é, de acordo com Pitágoras, a vida no mais alto plano de existência.[1] [2]

Assim, a raiz de matemática e buscas científicas no Pitagorismo também é baseada em um desejo espiritual de se libertar do ciclo de nascimento e morte. É essa contemplação sobre o mundo que constitui a maior virtude na filosofia de Pitágoras.

o Tetractys (Τετρακτύς grego) é uma figura triangular constituído por dez ponto.Era um símbolo místico muito importante para o culto secreto dos pitagóricos.

The Tetractys
  • Os primeiros quatro números simbolizavam a harmonia das esferas e o Cosmos
  • Os quatro linhas adicionadas a dez, qual era a unidade de ordem superior (em decimal).
  • A Tetractys representou a organização do espaço:
    • da primeira linha representava a dimensão zero (um ponto)
    • a segunda linha representava a primeira dimensão (uma linha de dois pontos)
    • a terceira linha representava a segunda dimensão (um plano definido por um triângulo de três pontos)
    • da quarta linha representava a terceira dimensão (um tetraedro definido por quatro pontos)

A oração dos pitagóricos mostra a importância da Tetractys (às vezes chamado de "Tétrade místico "), como a oração foi feita a ele.

"Abençoa-nos, número divino, tu que criou os deuses e os homens, ó divino, divino Tetractys, tu que contém a raiz e a fonte da criação que flui eternamente! Para obter o número divino devemos começar com a profunda, pura unidade até chegar ao sagrado quatro; então ele gera a mãe de todos , o que tudo contém ,o delimitador de tudo , o primogênito, o que nunca desiste, o que nunca se cansa , o Dez Sagrado , o guardião de tudo ".

Cabala[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Burnet J. (1892) Early Greek Philosophy A. & C. Black, London, OCLC 4365382, and subsequent editions, 2003 edition published by Kessinger, Whitefish, Montana, ISBN 0-7661-2826-1
  2. Russell, Bertrand, History of Western Philosophy