Saltar para o conteúdo

Desktop essencial/Terminal

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Um terminal é um programa que permite a interação com o Sistema Operacional utilizando o mínimo de recursos possível. Antes das interfaces gráficas serem inventadas pela XEROX no PARC, em Palo Alto, e de serem aprimoradas pela Apple, a utilização dos computadores se baseava em interfaces de texto (monitor de vídeo/teclado) chamadas terminais. A idéia é a mesma até hoje, o usuário digita um texto e recebe uma resposta, é claro que dez de que faça algum sentido. Por exemplo, se eu desejo procurar uma palavra num arquivo de texto, eu devo digitar o nome do programa que faz isso que podemos chamar de "procura_palavra", nosso programa tem de saber duas coisas para saber se o arquivo possui aquela palavra que buscamos, o nome do arquivo e a palavra. Mas como o programa pode saber destas informações? Existem duas maneiras de entrar com estes dados, a direta (ou off-line, não confundir!) ou interativa (ou on-line). A diferença é simples, na direta, informamos os dados antes do programa ser chamado, e na interativa os dados são entregues ao programa diretamanete (o próprio programa pede os dados).


Principais conceitos

[editar | editar código-fonte]

Redirecionamento

[editar | editar código-fonte]

Função que permite que a saída de um programa possa ser enviada para um arquivo, ou que a um arquivo possa ser utilizado como entrada de um programa.

Amontoado de bits, que serve para armazenar dados, é identificado por um nome, e as vezes com uma extensão como: .ext, classificado em pastas, e controlado por atributos.

Ou túnel, é quando se utiliza um programa como condutor de dados entre dois programas.