Desktop essencial/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Objetivos[editar | editar código-fonte]

O objetivo principal deste livro é distribuir e compartilhar conhecimentos sobre softwares que todo usuário de computadores, um dia usou, ou terá de usar. Este objetivo será cumprido procurando ser o mais genérico possível, permitindo a qualquer leitor utilizar os recursos comuns de todos os softwares de um mesmo tipo (pelo menos os mais utilizados), sem a necessidade de se aprofundar na leitura de manuais e de se estudar apostilas e tutoriais que explicam em 5 páginas como mudar a cor da fonte. Em outras palavras, se aprender a utilizar um editor de texto específico, qualquer outro editor de texto também servirá para editar texto. Deste modo, este livro pretende ser um manual genérico para a utilização de vários tipos de softwares de uso comum e de interface baseada em um mesmo conceito, possibilitando a qualquer um, sem nenhuma experiência anterior, utilizar qualquer software de uso comum em um computador.




Aviso aos navegantes[editar | editar código-fonte]

Esse livro não está nem em 5%, a organização ainda não me satisfaz, você pode dar de cara com um comentário a qualquer momento, e a estrutura não é consistente. Se você ainda quiser continuar, seja bem-vindo (estranho dizer bem-vindo num livro :)), e prepare-se para dar mais do que receber.


Glosário[editar | editar código-fonte]

WYSIWYG é um acrônimo de What You See Is What You Get(o que você vê é aquilo que você terá), este termo pode ser aplicado a qualquer programa onde uma previsão da saida é editada pelo usuário de modo a facilitar o trabalho, já que o resultado será exatamente aquele.