De Objective Caml para C e C++

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Advertência[editar | editar código-fonte]

Esse documento é destinado originalmente aos alunos dos cursos de computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e visa introduzir as linguagens C e C++ (linguagens empregadas nas disciplinas do segundo semestre dos cursos) sob a ótica de quem já conhece a linguagem Objective Caml (linguagem empregada em disciplina do primeiro semestre). Enfatizamos que trata-se apenas de uma introdução a essas novas linguagens. Se a maioria das construções da linguagem C é efetivamente apresentada, não é o caso da linguagem C++, que é muito mais complexa - especialmente se considerarmos a sua biblioteca padrão.

Para evitar tornar o texto excessivamente tedioso, optamos por não apresentar alguns detalhes dessas linguagens. O leitor interessado em conhecer as linguagens de forma exaustiva é convidado a consultar os documentos de padronização dessas linguagens publicados pelos órgãos competentes como a ISO.

Leitura do documento[editar | editar código-fonte]

Como qualquer livro de programação, a leitura desse livro será muito mais benéfica se realizada com um editor de texto e um compilador próximos, de forma a poder brincar com os conceitos apresentados a medida que aparecem. Como é muita informação incluída nesse livro, não deve-se hesitar em percorrer mais de uma vez um determinado trecho.

Da forma como esse documento foi estruturado, os capítulos iniciais abordam a maior parte dos conceitos necessários para desenvolver programas em C e em C++. A leitura desses capítulos deve ser realizada em seqüência.

Há depois uma série de capítulos que introduzem conceitos que apenas são da linguagem C++ e que podem ser lidos uma vez que os conceitos iniciais foram absorvidos. São bastante independentes um dos outros (embora o tema do polimorfismo só poderá ser plenamente aproveitado se lido após o capítulo sobre programação de classes). Em particular, o último capítulo é independente e discute formas de desenvolver programas de porte médio, organizando o código em diversos arquivos.

Enfatizamos que esse livro é apenas introdutório. Caso deseje se tornar um programador competente nessas linguagens, será necessário recorrer a fontes outras fontes bibliográficas mais avançadas.

Índice[editar | editar código-fonte]

  1. Introdução2de8.svg
  2. Os tipos básicos 3de8.svg
  3. Variáveis e funções 3de8.svg
  4. Instruções 3de8.svg
  5. Construção de tipos1de8.svg
  6. Exceções
  7. Introdução à programação orientada a objetos0de8.svg
  8. Polimorfismo
  9. Recursos de biblioteca
  10. Organização de projetos em arquivos

Copyright[editar | editar código-fonte]

Copyright (c) 2007 David Deharbe.

É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation.

Uma cópia da licença em está inclusa na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".