Curso de programação web/Criação de páginas estáticas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Para iniciarmos nossos estudos precisamos saber que todo site possui como estrutura básica duas divisões, a primeira é a estrutura estática e a segunda (que será abordada mais a frente) é a estrutura dinâmica.

A estrutura estática é construída com as linguagens HTML e CSS e não possui muitas funcionalidades além de links. Por ser tão simples qualquer pessoa sem experiência pode aprender rapidamente à criá-la necessitando apenas de um curso básico de HTML e CSS.

Para explicar de uma forma mais clara vamos aos seguintes exemplos, em uma página estática não seria possível criarmos caixas de busca pois as tarefas realizadas nessas páginas não são automáticas sendo necessário procurarmos o que queríamos. Outra coisa que não seria possível é a atualização automática das páginas. Quando você entra em uma rede social, não é de costume você ficar atualizando ela toda hora para ver o que seus amigos compartilham pois essa tarefa é automática e necessita de uma página dinâmica.

Por consequência dessas diferenças e problemas é que os programadores web juntam esses dois tipos de páginas e as transformam em uma só.