Curso de Geografia/Coordenadas geográficas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

As coordenadas geográficas são medidas angulares que permitem localizar, com exatidão, lugares na superfície terrestre.

As coordenadas geográficas são determinadas com base num sistema de referência (latitude e longitude) constituído por linhas imaginárias traçadas na superfície da terra e designadas como círculos terrestres. Estes dividem se em círculos maximos e menores.

A latitude mede se a partir dos paralelos que tem como referência o equador. O valor da latitude varia entre 0º ( no equador) a 90º ( nos polos), para norte ou para sul, conforme o hemisfério considerado.

A longitude mede se a partir dos meridianos que tem como referência o meridiano de Greenwich. O valor da longitude varia de 0º ( no equador) a 180º ( no meridiano oposto ao de Greenwich), para este ou oeste de Greenwich. Os lugares situados no mesmo meridianoo apresentama a mesmlongitude. a

Os círculos maximos que passam pelos povos dividem a terra em hemisfério oriental , tendo como referencia o meridiano de Greenwich e o meridiano oposto.

Os meridianos são semicírculos que vão do polo norte ao polo sul. O conjunto de um meridiano mais o seu meridiano oposto forma um circulo meridiano, ou plano meridiano, que é um circculo máxim Em cada lugar passa um meridiano denominado meridiano do lugar. Destes, o mais importante é o meridiano Greenwich que passa no meio do observatório real de Greenwich perto de Londres, no Reino unido.

Os círculos menores dividem a terra em partes desiguais. Os círculos menores situados perpendicularmente ao eixo da terra e paralelamente ao Equador são designados paralelos.

Em cada lugar passa um paralelo denominado paralelo do lugar. Há quatros paralelos importantes:

- trópico de câncer

- tropico de capricórnio

- círculo polar artico

- círculo polar antártico