Curso de Geografia/Coordenadas geográficas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

As coordenadas geográficas são medidas angulares que permitem localizar, com exatidão, lugares na superfície terrestre.

As coordenadas geográficas são determinadas com base num sistema de referência (latitude e longitude) constituído por linhas imaginárias traçadas na superfície da terra e designadas como círculos terrestres. Estes dividem se em círculos maximos e menores.

A latitude mede se a partir dos paralelos que tem como referência o equador. O valor da latitude varia entre 0º ( no equador) a 90º ( nos polos), para norte ou para sul, conforme o hemisfério considerado.

A longitude mede se a partir dos meridianos que tem como referência o meridiano de Greenwich. O valor da longitude varia de 0º ( no equador) a 180º ( no meridiano oposto ao de Greenwich), para este ou oeste de Greenwich. Os lugares situados no mesmo meridianoo apresentama a mesmlongitude. a

Os círculos maximos que passam pelos povos dividem a terra em hemisfério oriental , tendo como referencia o meridiano de Greenwich e o meridiano oposto.

Os meridianos são semicírculos que vão do polo norte ao polo sul. O conjunto de um meridiano mais o seu meridiano oposto forma um circulo meridiano, ou plano meridiano, que é um circculo máxim Em cada lugar passa um meridiano denominado meridiano do lugar. Destes, o mais importante é o meridiano Greenwich que passa no meio do observatório real de Greenwich perto de Londres, no Reino unido.

Os círculos menores dividem a terra em partes desiguais. Os círculos menores situados perpendicularmente ao eixo da terra e paralelamente ao Equador são designados paralelos.

Em cada lugar passa um paralelo denominado paralelo do lugar. Há quatros paralelos importantes:

- trópico de câncer

- tropico de capricórnio

- círculo polar artico

- círculo polar antártico