Curso básico de LibreOffice/Marcadores e numeração

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Muito além da função meramente estética, os Marcadores e Numeração servem para categorizar, classificar e destacar partes do texto, dando um toque de organização ao seu trabalho. Como exemplos de marcadores temos pontinhos, setinhas, estrelinhas, marcas de verificação, etc. Já a numeração permite categorizar e classificar partes do texto - até em caracteres romanos, se se desejar e ou permitir.

No Writer, esta não é mais uma tarefa tediosa, como se costumava reputar em outros processadores de texto, pois sempre que o programa detecta estarmos em um parágrafo com algum tipo de lista ou numeração, é exibida a barra de ferramentas contextual, como se dá, também, com elementos gráficos e com tabelas. Nesta barra nós temos muitas alternativas: podemos aplicar subníveis, rebaixar / promover níveis, aplicar subpontos, reiniciar a numeração, etc. Também podemos invocar o diálogo Formatar... Marcadores e Numeração a partir desta barra citada. Vide figura abaixo:

Ficheiro:Opções de marcadores e numeração no LibreOffice Writer.png

A caixa de diálogo Marcadores e Numeração tem as seguintes guias:

Marcadores
Exibe os diferentes estilos de figura que você pode aplicar (vide também a guia ou aba Figuras).
Estilos de numeração
Exibe os diferentes estilos de numeração que você pode aplicar ao seu trabalho ou a uma área selecionada.
Estrutura de tópicos
Exibe os diferentes estilos que você pode aplicar a uma lista hierárquica. O LibreOffice.org oferece suporte a até nove níveis de estrutura de tópicos em uma lista hierárquica.
Figuras
Apresenta figuras opcionais para marcadores
Posição
Define as opções de alinhamento, recuo e espaçamento para a lista numerada ou com marcadores.
Opções
Define as opções de formatação para as listas numeradas ou com marcadores. Se preferir, você pode aplicar a formatação aos níveis individuais na hierarquia da lista.
Remover
Remove a numeração ou os marcadores dos parágrafos selecionados ou atuais. Você também pode acessar o comando Remover na barra suspensa (contextual).

Como fazer? Primeiro, selecione o texto onde se deseja aplicar o efeito e clique no menu em Formatar ... Marcadores e numerações. Alternativamente, você pode utilizar os atalhos presentes nas Barras de Ferramentas Padrão e Formatação.


Dicas de utilização dos Recursos de Marcadores e Numeração[editar | editar código-fonte]

  • Você pode aplicar a numeração a um parágrafo manualmente ou usando um estilo de parágrafo, o que é bastante aconselhável.
  • Para aplicar manualmente a numeração, clique no parágrafo e, em seguida, clique no ícone Ativar/Desativar numeração na barra Formatação. O mesmo vale para os marcadores.
  • Você não pode aplicar a numeração manualmente aos parágrafos que estão listados como "Estilos especiais" na janela Estilos e formatação.
  • Ao teclar < Enter > em uma lista numerada ou com marcadores, o LibreOffice.org numera ou adiciona um marcador de modo automático no parágrafo seguinte. Para descontinuar a formatação, ou seja, retirar a numeração ou o marcador do novo parágrafo, pressione Enter novamente.
  • Para alterar o nível hierárquico de um marcador em uma lista, clique no início do parágrafo e pressione a tecla < Tab >. O mesmo vale para < Shift-Tab >, ou seja, com esta combinação de teclas você provoca um recuo hierárquico na lista.
  • Para alterar o formato dos marcadores ou da numeração apenas do parágrafo atual, selecione um caractere ou uma palavra no parágrafo, escolha Marcadores e numeração e clique em um novo formato.
  • Para mudar o formato do marcador ou da numeração de todos os parágrafos da lista, verifique se o cursor está na lista, escolha Marcadores e numeração e clique em um novo formato.
  • Você pode se valer da Barra de Ferramentas Marcadores e Numeração. Esta barra sempre aparecerá quando o LibreOffice.org detectar estar em um parágrafo com o recurso de Marcadores e Numeração em voga. Para alterar o formato da numeração ou dos marcadores, clique no ícone Marcadores e numeração.

Veja figura a seguir:

Ficheiro:Barra de ferramentas de Marcadores Marcadores e Numeração no LibreOffice Writer.png

Aplicando numeração a partir de um estilo de parágrafo[editar | editar código-fonte]

Estilos de parágrafos proporcionam um maior controle sobre a numeração que você aplica em um documento. Quando você altera o formato de numeração de um estilo, todos os parágrafos que utilizam aquele estilo são automaticamente atualizados, em cascata, já que eles atendem a um determinado estilo. Esta é função primordial dos estilos.

Siga estes passos, para utilização do recurso:

  1. Aponte para o menu Formatar - Estilos e formatação (F11) e, dentro do Estilista, clique no ícone Estilos de parágrafos.
  2. Clique com o botão de atalho do rato no estilo de parágrafo que você deseja aplicar à numeração e, em seguida, escolha Modificar.
  3. Clique na guia Numeração.
  4. Na caixa Estilos de Numeração, selecione o tipo de numeração que deseja utilizar.
  5. Clique em OK (confirme).
  6. Aplique o estilo aos parágrafos aos quais deseja adicionar a numeração.

Lembre-se de que você pode encontrar um estilo de numeração que contemple o tipo de numeração desejado, afinal, o LibreOffice.org traz tantos estilos prontos, como se há notado. A receita de bolo acima é apenas uma ilustração do que pode ser feito no sentido de personalização; mas, como regra geral, trabalhar com estilos garante a padronização e a praticidade no seu trabalho, pois, como já dito tantas vezes, altere o estilo e alterar-se-ão, em cascata, todos os objetos que atendem àquele estilo.