Curso básico de LibreOffice/Formatando páginas no Writer

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Tendo ou não em mente o uso de estilos, no que tange à formatação de páginas, mudar algum atributo de uma página no Writer é trivial. Lembre-se, antes de qualquer coisa, que a formatação da página está no menu Formatar, o que nos parece bastante coerente, e não nas propriedades do arquivo e de que uma página sempre segue um estilo. Se você não definir nenhum, a página assume o estilo "Padrão". Você pode mudar, por exemplo, a orientação de determinada página utilizando um estilo de parágrafo que contenha em sua formatação a orientação da página ou pode utilizar o estilo "Paisagem", disponível, no estilista, a partir do LibreOffice.org 3.1.x, ou, caso este estilo de página não esteja disponível, criá-lo, dada a facilidade para se definir / criar um estilo. Claro que você também pode importá-lo a partir de um documento que já contenha este estilo de página, bem como outras formatações e atributos. O menu Formatar se nos apresenta como uma caixa de diálogo onde podemos manipular toda a miríade de opções de formatação do documento. Por exemplo, em Formatar Página é possível mudar desde o estilo que comandará a formatação, a orientação e outros atributos desta página até o plano de fundo da própria. A figura abaixo nos mostra como modificar as margens da página com o uso do Arrastar e Soltar. Este recurso não confere precisão, se é o que se busca, mas sim comodidade, já que não precisaremos abrir o diálogo de formatação. Arraste as réguas, vertical ou horizontal, e tenha a o seu dimensionamento imediato.

Margens: mova o cursor, quando este assumir a forma de uma seta bidirecional, clicando e arrastando o controle deslizante até conseguir a dimensão desejada. Observe que ambas as réguas são graduadas. Se desejar uma graduação mais precisa, recorra para isso ao Formatar → Página.

Se, por qualquer motivo, for necessário modificar a escala das margens do nosso trabalho, tanto podemos recorrer ao menu Formatar → Página como utilizar o atalho das margens do aplicativo. Se você quiser modificar de modo persistente esta escala, recorra ao Menu Ferramentas → Opções → LibreOffice.org Writer → Exibir e manipule a seu gosto as dimensões das réguas horizontal e vertical. Escolha a unidade de medida entre Milímetros, Centímetros, Polegada, Ponto ou Pica (pronuncie "Paica", por favor. Pica é uma antiga medida tipográfica inglesa. Consiste em uma medida que abrigue 10 (dez) caracteres por polegada horizontal e 6 (seis) linhas por polegada vertical. Uma pica equivale a 1/6 de uma polegada ou 72 pontos e uma polegada equivale a 2,54 centímetros).

Abaixo vemos como fazer a mudança nas unidades de medida: clique com o botão de atalho do rato em qualquer uma das réguas (vertical ou horizontal) e escolha a unidade de medida de sua preferência.

Exemplo de atalho para dimensionamento da página sem necessidade de acionar o Menu Formatar. Clicando em qualquer uma das réguas, com o botão reverso do rato, tem-se um menu suspenso, apresentando as medidas disponíveis (Milímetros, Centímetros, Polegadas, Pontos, Pica).

Colunas: defina aqui o número de colunas da página, os seus espaçamentos e outras propriedades do objeto atual. Organizador: o nome do estilo que comanda aquela página, bem como do estilo a ser seguido quando da quebra deste. O estilo "Padrão", por exemplo, por default, tem como "Próximo Estilo" o estilo "Padrão", ou seja, ele só é descontinuado através de uma quebra de página ou de estilo / parágrafo. Se você quiser um estilo persistente, coloque o seu nome no campo "Próximo Estilo"; senão, coloque, neste campo, um estilo diferente do do campo "Organizador", como por exemplo, "Padrão". Margens: mude aqui, com precisão, as margens da página; ou mude, no "olhômetro", utilizando-se do Arrastar e Soltar nas réguas da página. Página: Ao mudar qualquer atributo da página, aqui se vê, em tempo real, a mudança processada, como margeamento e orientação de página.