Curso básico de LibreOffice/Exercícios

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Lembre-se: os exercícios aqui descritos são apenas um guia sucinto de atividades com o Curso Básico de LibreOffice.org; o curso é todo intercalado com exercícios.

Trabalhando com sumários no Writer[editar | editar código-fonte]

No exercício abaixo, você vai atribuir o estilo "Título 1" às entradas onde houver, entre parênteses, "T1", "Título 2" onde houver, idem, "T2" e assim sucessivamente; após isto, você vai gerar um Sumário no início do texto. Para maior produtividade, utilize o pincel de estilos, quando da replicação de várias entradas de índice / sumário com o mesmo estilo.

Trabalhando com Sumários no Writer (T1)

No Writer, malgrado haja toda uma constelação de opções a partir da caixa de diálogo de Sumários e Índices, os defaults deste recurso bastarão ao usuário de trabalhos simples no mais das vezes.

No Writer, trabalhar com sumários – de vários tipos, inclusive de índice – é muito fácil. Basta seguir o default. Sabe-se de antemão que o Writer aguarda pelos estilos de parágrafos Título I para o primeiro nível de sumário, Titulo II para o segundo e assim sucessivamente até um total de dez níveis – este default pode ser incrementado, mesmo que seja improvável a sua necessidade.

Sumário Automático (T1)

Evite Formatações Manuais (T2)

Ao inserir a primeira vez um índice de sumário, o Writer trará, dentre várias opções, uma caixa de seleção com a opção "Protegido contra Alterações Manuais"; deixe-a habilitada, para evitar retrabalho.

Como dito acima, "Protegido contra Alterações Manuais" evita retrabalho e deixa o serviço de sumário fazer a organização das entradas para você, prevenindo erros. Ademais, qualquer entrada manual será sobrescrita quando da atualização do sumário / índice.

Lembrete aos Coordenadores de Curso

Escolhendo os estilos default (T1)

Utilizado o Pincel de Estilo (T2)

Sabendo-se que os estilos de parágrafos Título 1 até Título 10 permitem-nos criar rapidamente entradas de sumários, mesmo que possamos ultrapassar o limite de 10 níveis de títulos, faremos uso deste recurso com a aplicação destes estios onde se fizer necessário.

Utilizaremos o Pincel de Estilo para fazer a propagação dos estilos, sempre que necessário, uma vez que aprendizagem desta ferramenta redundou em grande aumento de produtividade. Lembre-se de deixar o Pincel de estilo no modo persistente, quando aplicável...

Trabalhando com Sumários – Opções da Caixa de Diálogo de Sumários (T1)

A caixa de diálogo de Índices e sumários do Writer permite muitas formatações diferentes para entradas de sumários. Mas, reitere-se, com as opções default, o usuário estará bem assistido no que se refere a sumários.

Atualizando os Sumários com facilidade (T1)

Se você criou novas entradas no sumário, é bastante clicar, com o botão de atalho do rato, sobre o sumário e selecionar "Atualizar Índice/Sumário".

Sumário no Mesmo Nível (T1)

Para entradas no mesmo nível de sumário, simplesmente aplique o mesmo nível de Título

Sumário Um Nível Abaixo (T2)

Sumário Dois Níveis Abaixo (T3)

Para entradas de sumário de níveis inferiores, aplique o Estilo "Título ?" um nível abaixo, conforme o desejado.

Um lembrete: ao editar o próprio sumário, ao invés de manipular os estilos "Título ?", faça-o com os estilos "Sumário ?" para cada nível de entrada no sumário. Com a janela do estilista exibida, fica fácil saber a qual estilo determinado parágrafo está tendendo: clique sobre o parágrafo e o estilista chaveará automaticamente para o estilo em uso naquele parágrafo.

Trabalho com notas[editar | editar código-fonte]

Faça uma pequena redação de um aviso a ser postado no flanelógrafo da empresa, dando ciência dos resultados das promoções por merecimento. Peça ao colega ao lado que coloque nota(s) reportando quantas pessoas já foram ao Departamento de Pessoal para confirmação.

Verificação ortográfica e alinhamento de texto[editar | editar código-fonte]

No exercício abaixo, faça a correção ortográfica do texto e em seguida coloque o alinhamento para "Justificado". Transcreva, respeitando os erros ortográficos (sem as aspas):

"O que é Formatar? Formatar é dar feicao ao documento. É torna-lo visualmente aceitavel e esteticamente atraente. Deve-se primeiro fazer a digitaçao do documento; só depois é que se deve proceder á formatação! Em se fazendo assim, garante-se um maior achamento de defeitos e / ou faltas que o ducomento pode, por ventura, apresentar.

O mais importante é que se lembre de que formatar, é, em última analise, "polir" o documento de modo a tornalo agradaveu a quem o leh.

Nós somos previlegiados: no tempo da maquina de escrever mecânica, não havia como editar sucessivas vezes um documento e só imprimi-lo quando estivesse totalmente pronto para tal. Por isso, mãos à obra"!

Observação / Correções / Glossário:

  • Achamento: Ato de Achar
  • Por Ventura: Por Sorte, Por Felicidade
  • Porventura: Por Acaso
  • Analise: Análise (substantivo)
  • Maquina: Máquina (substantivo)

Noções sobre planilhas[editar | editar código-fonte]

  • O que uma planilha?
  • Qual a sua função?
  • Cite três (3) exemplos de utilização de uma planilha.
  • Qual foi a primeira planilha eletrônica a se tornar um sucesso de vendas?
  • Qual o nome do inventor desta planilha?
  • De quanta memória dispunha a máquina Apple II, sucesso de vendas na década de 80?

Teste com planilha[editar | editar código-fonte]

Crie uma planilha com dez (10) itens com os seguintes campos: Descrição, Quant., Valor, Valor em U$

Planilha de orçamento[editar | editar código-fonte]

crie uma tabela com uma área destinada às suas despesas e outra destinada às receitas e em um campo da planilha repercuta o total líquido.

faça um gráfico demonstrativo desta planilha, refletindo as despesas e as receitas.

Teste da função média[editar | editar código-fonte]

Crie uma planilha contendo os seguintes campos: Aluno, "Nota 1", "Nota 2", "Nota 3", Participação e Média. No campo "Media", calcule a média dos quatro campos anteriores e arredonde os valores para mais.

Gráficos[editar | editar código-fonte]

Utilizando a planilha do Exercício 7, faça um gráfico demonstrativo das despesas X Receitas; dê-lhe o seguinte título: "Demonstrativo Receitas X Despesas Orçamentárias".

Autotexto[editar | editar código-fonte]

Crie uma entrada de autotexto contendo, por extenso, o nome do seu local de trabalho. Utiliza, como atalho, o nome sintético deste (sigla).