Curso básico de LibreOffice/Elementos básicos de uma planilha eletrônica

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Antes de tudo, à guisa de esclarecimento, defina-se Planilha como o arquivo completo, com todas as suas abas ou folhas de cálculo (em inglês, Workbook); aquele seu arquivo que contém na primeira aba o cálculo de despesas do seu escritório, na segunda aba contém a relação de receitas idem e na terceira folha de cálculo ou aba contém o gráfico demonstrativo da saúde financeira do seu negócio é uma planilha, e não cada aba ou folha individualmente, como é concebido no seu dia-a-dia. Cada aba tem um nome e este pode referenciado para cálculos e pode ser modificado a qualquer tempo. No BrOffice.org – Calc, por default, são abertas três folhas de cálculo ou abas por planilha, nomeadas automaticamente como Planilha1, Planilha2 e Planilha3, o que causa uma pequena confusão no tocante à literatura. Claro que você pode deletar ou acrescer novas folhas de cálculo ou abas, a seu gosto. Na imagem abaixo, vemos uma planilha com suas três folhas de cálculo default. Para mudar o nome da aba n° 1, que é chamada "Planilha1", clique com o botão de atalho sobre a aba desejada e escolha "Renomear Planilha" ou dê um duplo clique na aba desejada e entre o novo nome.

Ficheiro:Folhas de cálculo de uma planilha.png

Os elementos básicos de uma planilha são:

Célula[editar | editar código-fonte]

Célula o elemento básico, primordial em uma planilha; é identificado como sendo a interseção entre dois vetores (linha X coluna). É aqui que colocaremos valores, referências e formatos.

Valores[editar | editar código-fonte]

Um valor pode representar um dado numérico ou textual entrado pelo usuário ou pode ser resultado de uma fórmula ou função (nativa ou do usuário).

Fórmulas[editar | editar código-fonte]

A fórmula pode ser pensada como uma instrução dada ao computador para calcular um resultado tendo como critério células, faixa de células, resultados aritméticos, referência a outras planilhas, etc. A fórmula é a parte inteligente da planilha; sem as fórmulas a planilha se torna um amontoado de texto e números, sem que o software possa resolver qualquer solução ou algoritmo sobre estes dados. Normalmente, para vermos a fórmula de determinada célula e não o seu resultado é necessário que a célula em questão tenha o foco. Veremos, deste modo, o seu "algoritmo" na Barra de Fórmulas e o seu conteúdo na própria célula. A fórmula "=B2 & '@meusite.com.br' anexaria o resultado de B2 ao conteúdo fixo '@meusite.com.br'; imagine que a coluna B contenha nomes de pessoas. Vê-se que a fórmula não só calcula como concatena texto, se assim instruído.

Funções[editar | editar código-fonte]

As funções agregam muitos recursos ao software de planilhas. Se se considera que um software como o BrOffice.org – Calc contém muitas funções nativas e o usuário é livre para implementar as suas próprias funções, há de se imaginar como sendo quase ilimitado o poder do usuário em estender a funcionalidade da planilha eletrônica. Exemplo de função nativa é a função SE, que contém a seguinte sintaxe: =SE("Condição a Ser Testada";Valor_Então;Valor_Senão). Decodificando, se a "Condição a Ser Testada" for verdadeira, aloque na célula atual o primeiro valor (Valor_Então); caso contrário, aloque o segundo valor da função (Valor_Senão).

Referências[editar | editar código-fonte]

A referência pode apontar para uma célula, uma faixa de células que esteja[m] na planilha atual, em outra folha de cálculo (no caso, aba) na mesma planilha ou em um documento "on-line", por exemplo. =C2, por exemplo, aponta para a célula C2 na mesma planilha; =Turma_10.B6 aponta para o conteúdo de B6 na folha de Cálculo (aba) Turma_10 na mesma planilha ou Workbook; ='file:///media/curso/cursoBrOffice/plan/controle.clientes.ods'#$PlanDados.D35. a fórmula acima aponta para uma planilha em /media/curso/cursoBrOffice/plan/, planilha esta que tem o nome controle.clientes.ods; observe aqui o delimitador do nome da planilha (não do arquivo completo, e sim da aba), que é o cerquilha (#); por fim, temos o indicado de endereço absoluto ($) e o nome da Aba ou planilha (PlanDados) e a célula com o conteúdo a recuperar (D35, delimitado por ponto (.)).

Notações de Endereçamento[editar | editar código-fonte]

O LibreOffice.org Calc consegue trabalhar com três (3) notações de endereçamento: Calc A1, Excel A1 e R1C1. A notação A1 é universal, ou seja, qualquer planilha trabalha com esta convenção de sintaxe em fórmulas. Todos os modos de endereçamento neste tomo estarão utilizando a notação Calc A1, que é totalmente universal, como explanado. Pode-se mudar a notação a qualquer tempo, no Calc, a partir de Ferramentas → Opções → LibreOffice.org Calc → Fórmula.