Curso básico de LibreOffice/Cursor direto

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Um recurso muito pouco utilizado, malgrado a sua funcionalidade, para casos específicos, é o Cursor Direto. Este recurso significa a faculdade de o usuário poder começar a digitar em qualquer lugar da folha de trabalho ou página, deixando ao encargo do processador de textos a tarefa de colocar o número de linhas necessárias antes do local indicado pelo usuário. Com este poderoso recurso ativado, o usuário pode escolher a posição do cursor de texto, bem como o alinhamento do parágrafo. Um cursor estilizado mostrará, em tempo real, o alinhamento escolhido pelo usuário para o parágrafo sendo inserido ou editado. Para habilitar o recurso do cursor direto, vá para Ferramentas → Opções LibreOffice.org Writer → Recursos de Formatação e deixe verificada a opção Cursor Direto. Habilite, caso desejar, as opções de alinhamento do parágrafo e de tabulações, que o LibreOffice.org Writer as inserirá automaticamente. Para trabalhos muito elaborados e ricos em formatação o Cursor Direto não é recomendável. Ele é mais indicado para trabalhos simples, como a criação de um cartaz para aviso rápido na empresa.

Ficheiro:Cursor direto, nos recursos de formatação no LibreOffice Writer.png

O cursor gráfico indicará o local exato do início do texto, como vemos na figura abaixo: Ficheiro:Alinhamento à esquerda, centralizado e à direita no LibreOffice Writer.png

Acima, vemos uma tela padrão do Writer. Observe-se que, como dito antes, não importa a interface gráfica nem o S. O. em que estamos rodando o LibreOffice.org, pois este se ajusta ao ambiente gráfico, retirando o que puder de bom da interface e sem deixar de ser multiplataforma. Abaixo, vemos uma imagem do Writer sendo executado sob o Linux e ainda sob o ambiente gráfico KDE, já que, no Linux, temos várias opções de interfaces gráficas. Observe o Botão "Iniciar": ele exibe um "F" bem estilizado, pois estamos rodando o Fedora, que é uma distribuição Linux. Ao rodar o LibreOffice.org sob o Windows, a interface será bem similar, o botão iniciar será, claro, o do Windows, o que ajuda o usuário; o LibreOffice.org se ajusta ao ambiente em que estamos operando sem se descaracterizar. Vemos, na parte de cima da imagem, as Barras de Ferramentas, com seus vários atalhos; três Caixas de Combinação, que nos permitem escolher o estilo do texto, a fonte e o tamanho da fonte, respectivamente. Na parte inferior, vemos a Barra de Status, exibindo informações importantes, como o número da página atual / total de páginas do documento, o padrão de formatação, a magnitude ("zoom"), etc.