Curso Basico de Enfermagem/Sinais Vitais

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Curso Basico de Enfermagem
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rekopis chopin.jpg Esta página é somente um esboço.
Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.

Para atender bem um doente você deve primeiro fazer algumas perguntas e em seguida examiná-lo cuidadosamente, você deve procurar sinais(oque você vê) e sintomas(oque a pessoa se queixa) que ajudam a saber se a pessoa está muito doente e qual é a doença que ela pode ter. Sempre examine a pessoa onde tem bastante claridade, de preferência a luz do dia- nunca num quarto escuro.

Sinais vitais

Sinais vitais são conjunto de sinais ou medidas que se observa no paciênte ou individuo mediante o metodo especial de exame,contribuindo assim para o diagnostico terapeutico.

1-Temperatura

2-Respiração

3-Pulso

4-Olhos

5-Ouvidos, Nariz e Garganta

6-Pele

Tenperatura: È prudente tomar a tenperatuara do doente, mesmo se ele parece não ter febre. Se a pessoa esta muito doente é inportante tomar a temperatura pelo menos quatro (4) vezes ao dia e anote a temperatura. Se não tem termômetro tome a temperatura oral (perguntar ao doente se bebeu algo quente ou fumou).

Respiração: Preste muita atenção na forma que o doente respira na profundidade (é profunda ou superficial), na velocidade (quantos movimentos respiratório ele executa) e na dificuldade.

Pulso: O pulso fica mais rapido quando a pessoa faz exercícios, fica nervosa, está com medo ou tem febre, geralmente aumenta 20 pulsações por minuto para cada grau que a temperatura aumenta. Para sentir o pulso da pessoa coloque os dedos indicadores e médio sobre o punho, se você não consegue encontrar o pulso no punho, procure senti-lo no pescoço, ao lado da traquéia.

Olhos: Observe a cor da parte branca dos olhos. Esta normal, vermelha, ou amarela, anote também qualquer mudança na visão da pessoa doente.