Cultura do Brasil/Região Centro-Oeste

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Cultura do Brasil
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mascarados de Pirenópolis, em Goiás.

A cultura da região Centro-Oeste é bem diversificada, com elementos da cultura indígena, portugueses, mineiros, migrantes paulistas, gaúchos, paraguaios e bolivianos.

Goiás[editar | editar código-fonte]

Em Goiás, há as duas maiores festas: a Festa do Divino de Pirenópolis e a Procissão do Fogaréu.

Na Festa do Divino de Pirenópolis, uma das atrações são as Cavalhadas, que é uma apresentação ao ar livre da encenação da luta medieval entre cristãos e mouros.

A Procissão do Fogaréu ocorre na cidade de Goiás durante as comemorações da páscoa. O evento simboliza a busca e a paixão de Cristo.

O tear manual é típico da cultura goiana. Alguns pratos de Goiás são o empadão goiano e muitos frutos do cerrado.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul[editar | editar código-fonte]

Em Mato Grosso há o cururu, que é uma manifestação cultural dançada ou um desafio entre violeiros. A dança é realizada somente por homens em círculos, ao som do reco-reco, a viola de cocho e o ganzá. O desafio é entre dois repentistas, o público determina o tempo. O evento é realizado principalmente durante as festas do Divino e São Benedito. O artesanato é bem diversificado, com os objetos feitos de cerâmica.

A cultura do Mato Grosso do Sul é muito semelhante à de Mato Grosso, com o cururu, a guarânia e o siriri, e são populares as festas juninas. O mate gelado, ou tereré, é muito apreciado nesse estado.

Distrito Federal[editar | editar código-fonte]

A população do Distrito Federal é composta por imigrantes, por isso existe grande diversidade na cultura, no sotaque, música, comidas típicas. Os que mais influenciaram na formação da cultura foram os nordestinos, mineiros, goianos e paulistas.