Cultura do Brasil/Os portugueses

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Cultura do Brasil
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
As festas juninas são uma herança portuguesa

Os europeus foram os que mais influenciaram a cultura brasileira, principalmente os portugueses, por causa da colonização do Brasil e a grande imigração portuguesa, que durou até o século XX. A maior herança que os portugueses deixaram foi a língua portuguesa, substituindo a Língua Geral proibida pelo marquês de Pombal, hoje a língua é falada por todos os habitantes do país. Como Portugal era um país extremamente católico, trouxe ao Brasil suas procissões e festas. Os portugueses também trouxeram as festas juninas e o carnaval, além de folguedos influenciados por eles como o bumba-meu-boi, a farra do boi, as cavalhadas e o fandango. No folclore, os portugueses trouxeram o mito da cuca, do lobisomem e do bicho-papão, e também trouxeram histórias infantis e cantigas de roda.

Na culinária também há influência portuguesa. A feijoada brasileira é uma adaptação dos cozido português, a cachaça foi criada para substituir a bagaceira portuguesa, e os portugueses introduziram a jaca e a manga no Brasil.

Nas artes, também há influências portugueses, como a chegada de movimentos artísticos europeus (renascimento, maneirismo, barroco, rococó e neoclassicismo). Também, a literatura, pintura, escultura, música, arquitetura foram influenciados pelos portugueses.