Cultura do Brasil/Os indígenas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Cultura do Brasil
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A rede de descanso é herança indígena

Os indígenas foram escravizados, combatidos em guerras ou mortos por doenças trazidas pelos europeus, encolhendo a população indígena, hoje poucas nações indígenas ainda existem. A cultura indígena também foi parcialmente acabada por causa da catequese e por uma grande miscigenação com outras etnias. Atualmente, poucas nações indígenas mantém sua cultura e seus costumes originais.

Mas, apesar disso, a cultura indígena influenciou muito na formação da cultura brasileira. Influenciou o idioma, o folclore, a culinária, os costumes (como tomar banho todos os dias) e o uso de objetos (como a rede de descanso). Um dos aspectos mais notáveis é o empréstimo de palavras de línguas indígenas para o vocabulário português, como catapora, tiririca, pipoca etc. e os nomes de lugares brasileiros, como Piauí, Pindamonhangaba, Pará.

Também se vê a influência indígena no folclore, cheio de seres fantásticos como a iara, o saci-pererê, o boitatá, o curupira, entre outros. Na culinária, os indígenas introduziram a mandioca, a erva-mate, a jabuticaba, o açaí, muitos peixes e frutos da terra e pratos como o pirão. A cultura indígena é encontrada principalmente na Região Norte, onde é isolado dos grandes centros urbanos.