Cultura do Brasil/Os imigrantes

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Cultura do Brasil
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O oktoberfest é uma festa alemã trazida ao Brasil

Além dos portugueses, houveram imigrações de outros países europeus e asiáticos. No século XIX, os imigrantes europeus foram trazidos para suprir o fim da mão-de-obra escrava, povoar o território e também para "branquear" a população e a cultura. Em maior número, chegaram os italianos, entre 1870 a 1950, se espalharam principalmente em São Paulo. Desde 1824, houve imigrações alemãs que se fixaram principalmente no sul do Brasil, onde é aparente a cultura alemã nessa região.

No sul do Brasil, os imigrantes, principalmente italianos e alemães, se instalaram em pequenas fazendas, onde mantiveram seus costumes dos seus países, e alguns povoados fundados por imigrantes mantiveram o idioma deles. Por outro lado, os imigrantes que se instalaram em grandes fazendas e em grandes centros urbanos, como os portugueses, espanhóis, italianos e árabes, não mantiveram seus idiomas e seus costumes. Em pequena quantidade, vieram os asiáticos, como os chineses e os japoneses.

Na culinária, é notável a influência italiana, com a introdução de massas e da pizza. Na língua portuguesa, acha-se mais influência europeia no sul do Brasil. Nas artes, os imigrantes foram importantes, com a trazida de pessoas capacitadas na arquitetura e pintura.