Cultura do Brasil/Literatura

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Cultura do Brasil
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Machado de Assis, um dos maiores escritores do Brasil.

O primeiro documento considerado literário no Brasil é a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Manuel I de Portugal, noticiando o descobrimento do Brasil, em 1500. Durante dois séculos, a literatura brasileira era apenas textos religiosos e descrições de viajantes. O arcadismo se expandiu no século XVIII em Minas Gerais e no Nordeste desenvolveu-se o barroco entre os séculos XVI e XVII.

Em 1836, a literatura brasileira começou a ter as suas próprias características, com o romantismo brasileiro, com a temática indianista. O romantismo brasileiro teve como seu maior nome José de Alencar e exaltava os indígenas e as belezas naturais do Brasil. Depois do romantismo, chegou o realismo de Machado de Assis, que retratava a realidade. Em 1922 aconteceu a Semana de Arte Moderna, que abriram novos caminhos para a literatura brasileira. No século XX também viu surgir nomes como Clarice Lispector e Guimarães Rosa.

Hoje, Paulo Coelho, é o escritor brasileiro mais conhecido, escreveu o livro O Alquimista, que é o livro brasileiro mais vendido no mundo.

Existem outros escritores contemporâneos com muito sucesso comercial, como Ignácio de Loyola Brandão, Luís Fernando Veríssimo, Nelson Rodrigues, entre outros.