Culinária gaúcha/A Cozinha do Pescador de Água Doce

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O gaúcho praticamente só pesca na Semana Santa. Aí organiza, até com exagero grandes pescarias junto a rios, banhados ou lagoas. Pesca de tudo: lambari, para fritadas de aperitivo, pintados e jundiás, para os ensopados com pirão, vogas e piavas (o melhor peixe assado, que existe, recheado com pirão e molho de camarão, com muito azeite de oliva por cima e acompanhado de um vinho branco), a traíra, o dourado, o surubi, cada um desses peixes ensejando vários pratos diferentes e todos deliciosos, em assados, churrascos, em panelas, com pirão, com arroz, enrolados em folhas de bananeiras nas brasas ou enterrados. Segredo conhecido apenas pelos bons pescadores é a caldeirada de lambari. Sem escamar, sem eviscerar, apenas apertando a barriga deles para tirar a sujeira fora, punhados de lambaris são jogados em água fervente. Quando estão se desmanchando de tão fervidos, o caldo é coado e os detritos jogados fora. Depois, naquele caldo cinzento, prepara-se o arroz puro. Fica muito bom.

Semana Santa[editar | editar código-fonte]

A Semana Santa dura só quatro dias na campanha gaúcha.

  • Quinta-feira Santa - Pode-se comer carne e tomar leite mas não se pode matar nenhum animal nem ordenhar. Pode-se fazer pão.
  • Sexta-feira da Paixão - Pode-se comer pão, tomar leite mas não se pode fazer o pão nem ordenhar, pode-se pescar e comer peixe a vontade. A pescaria da sexta-feira Santa é tradicional na campanha.
  • Sábado de Aleluia - O dia está liberado para qualquer tipo de comida e uma grande janta é o prelúdio do tradicional baile do Sábado de Aleluia.
  • Domingo de Páscoa - O tradicional é um grande almoço em família, clãnicamente organizado, reunindo obrigatoriamente os mais velhos e os mais novos.

É crença que quanto mais parentes se reunirem no almoço de Páscoa mais feliz será o ano para a família. É obrigatório na mesa o tradicional cordeiro de páscoa assado no forno.