Construção coletiva/REDE INTEGRAMINAS

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

PROJETO INTEGRAMINAS


INTRODUÇÃO Desde o mês de junho, estamos viajando por várias cidades de Minas Gerais para participar de reuniões com prefeitos durante assembléias de associações micro-regionais. Os objetivos de nossa participação nesses encontros é apresentar o projeto Integraminas; entregar as contas de e-mail padronizadas com o domínio mg.gov.br para as prefeituras e Câmaras Municipais para se adequarem ao Decreto Lei 45095/2009; recolher a assinatura de protocolo oficial de entrega das contas de e-mails; orientar os prefeitos e seus assessores sobre como realizar o cadastro na rede do Integraminas e sobre como utilizar a plataforma do Google Apps.

A apresentação acontece em três etapas. A primeira parte é mais teórica com uma apresentação de slides explicando o projeto. Falamos sobre porque o projeto foi criado; qual o objetivo; como este ele pode beneficiar as prefeituras; como poderá proporcionar melhora na comunicação entre as instituições públicas, modernizar a gestão, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Na segunda parte, cito exemplos de prefeituras que já estão participando do projeto e colhendo bons resultados. Apresento vídeo mostrando a oficina do NING realizada em Carmópolis.

Na terceira etapa da apresentação do Integraminas, oriento os participantes sobre como efetuar o cadastro na rede e mostro um passo-a-passo didático sobre como registar o e-mail. Nesta etapa também respondo dúvidas. Depois disso entrego ao secretário da associação cópias de passo-a-passo elaborado para facilitar o registro.

Objetivo Geral:

A partir da rede de agentes TEIA, desenvolver na administração municipal as competências para a implantação e operação de sites, blogs, redes sociais,microblogs, enfim toda a infra-estrutura da Web 2.0.

Por que surgiu a Rede do Integraminas?

A rede INTEGRAMINAS surgiu da necessidade de organizar a comunicação entre as Associações Microrregionais e o Governo de Estado de Minas Gerais, através da padronização dos e -mails.

Vantagens da plataforma de Google Apps entregues às Prefeituras e Câmaras Além dos e-mails e da possibilidade de criação de sites, o Teia poderá implantar outras tecnologias nas prefeituras, secretarias e câmaras municipais. Usando a plataforma do seu email - Google Apps: - GTALK que possibilita você fazer comunicações instantânea de voz, texto e vídeo. Temos assim,um sistema pronto de PABX ( Caríssimos, imagina quanto vocês vão economizar de conta telefônica) - Google Docs: compartilhamento de documentos com sua equipe e criação de formulários. - Criação seu próprio site GRATIS usando seu domínio já padronizado. Não será preciso pagar banda e data center. Além dessas, outras 320 mil ferramentas GRATUITAS , estão disponíveis para você! Primeira Fase: o que já foi criado


Dados do Projeto: - Domínios - .mg.gov.br - Contas de Email (Até 50 p/ cada domínio)

 Municípios            	853	                42650

Câmaras de Vereadores 853 42650 Associações Microrregionais 42 2100

        Total          	1748	                87400



Abrangência do Integraminas

Ficheiro:Http://www.integraminas.mg.gov.br/photo/3138420:Photo:5492?context=album&albumId=3138420:Album:5493

Ligações externas[editar | editar código-fonte]