Construção coletiva/Fórum Mundial "State Of the World Forum"

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O que é[editar | editar código-fonte]

O State Of The World Forum será um evento da Campanha mundial contra o aquecimento global que terá início em Belo Horizonte , no qual a cidade vai sediar conferência preparatória para fórum que vai debater, em 2010, nos EUA, as mudanças climáticas.

O evento vai ter a participação do prefeito Márcio Lacerda recebendo na quarta-feira, dia 22, o historiador Jim Garrison, presidente do State Of The World Fórum (SWForum), entidade que busca o envolvimento de líderes mundiais na busca de soluções para os problemas do meio ambiente. Belo Horizonte vai sediar no início de agosto a conferência preparatória para o próximo SWForum, que acontecerá entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2010, em Washington, nos Estados Unidos, cujo tema principal são as mudanças climáticas. A abertura do evento será feita pelo presidente Barak Obama e por Al Gore, vice-presidente norte-americano na gestão Bill Clinton.

A conferência, chamada "2020 Climate leadership campaign", que conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, terá a solenidade de abertura no dia 4 de agosto às 19h, no Palácio das Artes. Nos dias 5, 6 e 7, cerca de 160 cientistas do mundo inteiro estarão reunidos no Espaço Municipal da Prefeitura para debater diversos temas relativos ao meio ambiente. Durante o encontro com Garrison, o prefeito Márcio Lacerda lembrou que Belo Horizonte já está inserida neste processo, contando, inclusive, com um comitê permanente de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência. Ainda em agosto acontecerão eventos no Rio de Janeiro, no Amazonas e na Bahia. Outras cidades ao redor do mundo irão sediar a campanha nos próximos anos. Entre as candidatas estão a Cidade do México, Melbourne, na Austrália, e Haia, na Holanda.

Núcleos[editar | editar código-fonte]

O aquecimento global atingiu seu ponto de crise. Sem os devidos cuidados, o aumento da temperatura global irá causar a elevação dos oceanos, ameaçando todas as cidades costeiras, desabrigando centenas de milhões de pessoas e destruindo milhares de espécies. Temos cerca de dez anos, no máximo, para agir antes que as forças naturais se manifestem de forma que a capacidade humana não possa mais controlar os eventos naturais.

Não se engane: Isto definitivamente terá um impacto em você e em seus filhos.

A urgência do aquecimento global exige que cada um de nós se torne um líder em clima. Pela primeira vez em nossas vidas, na verdade, pela primeira vez na história, todos nós devemos assumir responsabilidade quanto ao nosso clima, tanto no plano individual como em comunidades, empresas, instituições, estados e nações. Somos todos responsáveis pelo aquecimento global, temos todos que participar da liderança necessária para resolver este problema, por nada mais nada menos que o destino da civilização humana. A crise é grave, a escolha é clara e a liderança é urgente.

Se enfrentarmos este desafio e assumirmos a liderança, vamos gerar prosperidade e justiça climáticas, pois, é exatamente a capacidade para resolver nossa maior crise que nos oferece nossa maior oportunidade de crescimento dentro do contexto de sustentabilidade e de alinhamento com os sistemas naturais.

A Campanha Liderança Climática 2020 é projetada para capacitar você a agir, unir-se a outras pessoas na mesma causa; e criar modelos de liderança climática em todo o mundo. Estes modelos irão mostrar como reduzir as nossas emissões de carbono em 80% até 2020, o que é essencial para reverter o aquecimento global.

Demanda[editar | editar código-fonte]

O evento de apresentação do State Of The World Forum ocorreu no dia 04 de Agosto entre 19:00 e 21:00 horas no Palácio das Artes, com a presença do Governador de MG, Prefeito de BH, Ministro do Meio Ambiente (Carlos Minc) e demais autoridades. Os demais encontros de cientistas para serão realizados na PBH entre os dias 05 e 07 de Agosto.E contou com a participação de diversas autoridades, e cientistas. O evento que teve duração de quatro dias, foi gravado e vários jornalistas fizeram reportagens sobre o que tinha acontecido.

Havia a necessidade de realizar a transmissão simultânea e o TEIAMG foi contatado para atender essa demanda, já que o Governador e o Prefeito do estado de Minas Gerais vao estar presente nesse cenário dentre outros mais orgaos.

Ações[editar | editar código-fonte]

Para realizar a transmissão, inicialmente pensou-se em utilizar os equipamentos que são utilizados normalmente numa transmissão online: webcam, microfone externo e a conexão 6mb locados pela secretaria, foi criado uma rede cabeada com 60megas sedida pela prefeitura OBS : HotSpot Prefeitura de Belo Horizonte. Utilizamos a captura de vídeo da mesa de edição e a captura de áudio da mesa de som, já que assim obteríamos uma qualidade maior tanto em imagem quanto em áudio. Para fazer a captura do vídeo, utilizamos uma placa de redução de vídeo externa pinacle 7200, com o vídeo transmitido no tamanho 640x480.

Na captura do áudio, foi utilizado um cabo p2-p2, conectando a mesa de som ao notebook e transmitindo o áudio direto da mesa.

O que aconteceu[editar | editar código-fonte]

Dia 03/08 Montagem Aparelhos e infra-estrutura.

1º Dia do Evento: Dia 04 de agosto de 2009 houve um encontro no Palácio das Artes com muitos representantes; entre eles:

Aécio Neves – Governador de Minas Gerais Jim Garrisson – Presidente do State of the World Forum Emilia Queiroga Barros – Vice presidente do State of the world fórum Carlos Minc – Ministro do estado de meio ambiente Márcio Lacerda - Prefeito de Belo Horizonte José Carlos Carvalho – Secretário de estado de meio ambiente Antonio Augusto – Vice governador do estado de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho – Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais Cícero Lucena – Vice Presidente da comissão de meio ambiente Romeu Tuma – Senador Alceu José Torres Marques – Procurador Geral de Minas Gerais Mounir Tabet – Coordenador do Egito na ONU para programa global de facilitação para questões do meio ambiente Sergio Serra – Embaixador Membro da delegação Brasileira para Compenhague Nicki Gavron - Vice–prefeita de Londres Ethos Ricardo Young – Presidente do instituto Ethos Jean Huston – Diretora da Artistry Foudation Além dos palestrantes houve transmissões de vídeos , amostras de danças, música e teatro.

2ºdia do evento: Dia 05 de agosto de 2009 encontro na prefeitura de Belo Horizonte.

No período da manhã 8e30 as 12e30 na prefeitura aconteceu: -Abertura com Emilia Queiroga -Introduções, devido ao tamanho da conferência, os conferencistas serão divididos em pequenos grupos para apresentação entre eles. Tradutores de Espanhol, Inglês e Português estiveram disponíveis. -Panorama da Campanha de liderança Climática 2020 - Jim Garrison -Perspectivas da Crise e Oportunidades quanto ao Aquecimento Global -Breves entrevistas foram feitas com alguns dos participantes na conferência , intercaladas com pequenos grupos de interação, objetivando um conhecimento mais profundo entre eles.

Almoço no Othon: 12:30 às 14:30hs.

Período da Tarde - 14:30 às 18:00Hs na Prefeitura Palavras de Lester Brown - Presidente da Earth Policy Institute José Carlos - Secretário do Estado de Minas Gerais Carlos Nobre - Presidente de Geosphere Eneas Salarri- Diretor técnico da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável Curtas intervenções dos participantes Participação do David Martin(Via Skype) Robertson Work fez uma dinamica com o grupo

Discutindo as Perspectivas

Jantar no Othon às 19:00hs

Encerramento musical - Marcus Vianna


3ºDia do evento: Dia 06 de agosto de 2009 encontro na prefeitura de Belo Horizonte.

Obs:Evento nesse dia não teve tradutor mais houve uma tradução simultânea e foi passado só no vídeo português porem em inglês e português simultaneamente na parte da .

O dia começou com musica de teclado e flauta e exercicio em grupo de relaxamento. Abertura com Emília Queiroga Iniciando processo de ação 2020: Richard David Hames, Peter Merry, e a equipe de facilitadores conduzirão os trabalhos do período da manhã, buscando designações de nomes e moldurando áreas de ação, para campanha de2020. As deliberações que foram ocorrendo entrarão on-line no programa. Muitas dinâmicas e debates no decorrer da manha.

Almoço no Othon: de 12:30 às 14:30

Período tarde de 14:30 as 18:00hs na prefeitura Inicio do Processo Ação 2020: Richard David Hames ,Peter Merry e equipe conduzirão o período da tarde , com o objetivo de detalhar as condições para se obter o sucesso desejado desta iniciativa e os recursos existentes para cada área. Os participantes se organizaram voluntariamente em grupos, de acordo com áreas de interesse e de ação, durante o qual trabalharam no desenvolvimento da mente e do coração do líder climático, criando a cultura da sustentabilidade climática. Elevando as qualidades dessa liderança, e buscando novos sistemas de prosperidade climática, todos dentro do horizonte temporal2020. identificarão também soluções já existentes, históricos de experiência, habilidades e limitações das organizações nas quais estão trabalhando será mapeado, utilizando a tecnologia Gaiasoft.

Jantar no Othon: As 19:00hs


4ºDia do evento(Ultimo dia): Dia 07 de agosto de 2009 encontro na prefeitura de Belo Horizonte.

Período da manha – 8:30 às 13:30hs na prefeitura

Emilia Queiroga Iniciando processo de ação 2020: Richard Hames, Peter Merry and Morel fourman a apresentaram o sumario de todo o progresso obtido pela Gaiasoft/Meshworks, ao longo da Conferência. O grupo compartilhará os pontos de vista e de colaboração encontrados, já com o objetivo voltado para as próximas etapas a serem tratadas em Washington D.C., Rio de Janeiro e a colaboração advinda das campanhas nacionais 2020.Ao final desta apresentação, os participantes terão identificado todas as ações desenvolvidas nesta iniciativa, com as quais estarão comprometidos.

Almoço no Othon: de 12:30 às 14:30

Fechamento - 14:30 as 17:30hs na prefeitura Integração e Próximos Passos – Jim Garrison resumirá o processo de conferência e planejamento das procimas etapas.Os relatórios da estratégia Grupo Brasil 2020, Campanha Juventude Brasil 2020 entre outras mobilizações que terão tomado forma durante a conferencia também serão divulgados. Haverá discussão mudial sobre aquecimento global.

Jantar no Othon: As 19:00hs Celebração do Lançamento das Campanhas de Liderança Climática 2020.

Vantagens[editar | editar código-fonte]

O custo da transmissão online, com todos os equipamentos e pagamento dos dois agentes responsáveis por toda a parte de transmissão e interação online custou menos de 1000 reais, onde se mostra uma economia em relação aos meios tradicionais, que cobrariam valores bem mais elevados que isso devido ao tipo de serviço prestado , as horas trabalhadas e o equipamento utilizado.

Resumo[editar | editar código-fonte]

. O evento foi concebido como uma conferência de trabalho para iniciar os debates entre os especialistas quanto à forma de implantar um plano de dez anos de maneira a lidar eficazmente com as alterações climáticas. Referida reunião de trabalho será composta por especialistas oriundos do Brasil e da comunidade internacional

Traduções[editar | editar código-fonte]

Inglês Espanhol Português

Linguagens[editar | editar código-fonte]

Inglês Espanhol Português

Referencias[editar | editar código-fonte]


TEIAMG

World Forum

Brasil 2020

Ustream

Links videos