Construção coletiva/Batismo Digital em Minas Gerais

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox scales.svg A neutralidade deste módulo está em discussão. Pedimos que opine na página de discussão do mesmo.
Esta faixa deve permanecer até que haja uma definição. Favor não retirá-la sem que haja consenso!
LiveStream do Batismo Digital

Março é o mês da Inclusão Digital, por conta disso, Mário Brandão, presidente da ABCID (Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital) sugeriu a idéia do Batismo Digital em Minas Gerais neste mês.

A partir da idéia, diversas ações foram iniciadas, tanto na internet com ferramentas da Web 2.0, como fora dela, para ajudar a promover e operar o evento. A primeira ação concretizada na web com a ajuda dos Agentes TEIA MG, foi a criação do blog Batismo Digital, que serviu para divulgar e agregar informações sobre o evento.

Também foi criado o hotsite http://almig.com.br/batismo/ pelo André Carmo, presidente da Almig.

Nada disso teria adiantado se não houvesse nenhum tipo de monitoramento sobre o que estava sendo falado sobre o Batismo Digital em Minas Gerais, por isso foi criada e divulgada a TAG bdigitalmg, assim, sempre que o Batismo fosse citado em diversos ambientes, essa TAG seria utilizada, facilitando o monitoramento na web, principalmente através de leitores de RSS, como o Google Reader, que foi o utilizado.

Uma outra grande ajuda para o evento foi o apoio do BlogBlogs, que criou o livestream do batismo digital (http://live.blogblogs.com.br/stream/bdigital). Através dessa ferramenta, as postagens nos seguintes ambientes: blogs cadastrados no BlogBlogs, Twitter, Youtube, Flickr, Videolog, Gozub, Gengibre e Pinfotos, que tivessem a tag bdigitalmg apareceram na página do livestream, agregando toda a movimentação em diversos ambientes em um único lugar, assim, diversas pessoas puderam trocar experiências, informações, dicas, enfim, conhecimento em geral sobre o evento e assuntos relacionados.Foi interessante a transmissão feita pelo voluntario Filipe Soares, onde ele andava com a web cam no evento interagindo e entrevistando pessoas de diversas classes sociais, idades e segmentos. Esta transmissão foi feita através do Ustream, passando no Blog, na comunidade dos agentes e no site. Esta interatividade foi de suma importancia, o que permitiu as pessoas de diferentes regiões se cosmopolitarem entre sí.

Outra iniciativa veio por parte do Fred Xavier, da Wikimedia, que realizou o batismo wiki no evento. O Fred até fez um roteiro, para que lan houses e telecentros pudessem também batizar pessoas nas ferramentas wiki. O Roteiro pode ser acompanhado nesse link, no Blog do Batismo Digital em MG.

Durante o evento (realizado dia 07/03/09) diversos voluntários e Agentes TEIA MG ajudaram no Batismo Digital 1.0 (para pessoas sem contato com computadores e internet) e no Batismo Digital 2.0 (para pessoas com uma certa familiaridade com computadores e internet, mas que ainda não conhecem ou não utilizam ferramentas Web 2.0).

Graças à divulgação feita na internet, o evento conseguiu diversos voluntários, bem como lan houses e telecentros para ajudarem no batismo por todo o estado mineiro.


Valores[editar | editar código-fonte]

Se toda a divulgação do evento fosse feita através da forma antiga, onde profissionais e servidores seriam contratados para elaborar e hospedar o site e realizar toda a divulgação do evento, pelo menos R$30.000,000 seriam gastos.

Utilizando a Web 2.0, o custo de divulgação foi praticamente zero.



Com a proposta de iniciar as pessoas ao conhecimento de ferramentas e serviços de internet, onde houve a parceria com diversas entidades responsáveis por trabalhar com internet em Minas, o evento foi um sucesso e mais de 1.000 pessoas foram "batizadas". O Batismo foi comentado mais de 30.000 vezes nas redes sociais e internet. Esse evento foi marcado por propostas de batizar as pessoas em recursos de web 1.0 e 2.0 (daí se deu a necessidade de especificar os tipos de batismo), baseando-se nos conhecimentos prévios de cada usuário. O evento foi um sucesso de crítica, público e mídia, tanto que serão realizados outros batismos em Minas Gerais, mas essa idéia já se espalhou por outros estados da Federação, como Manaus e outros estados do Norte.

Colabore com este Projeto[editar | editar código-fonte]

Você tem idéias, dicas, sugestões do que poderia e poderá ser feito para esse projeto? Então colabore aqui também e ajuda este projeto a crescer!!