Saltar para o conteúdo

Comunicação online e aprendizagem/A Distância Transacional

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Para Moore (1993:2) "a distância transacional é um conceito que descreve o universo de relações professor-aluno, que se dão quando alunos e instrutores estão separados no espaço e/ou tempo". A separação entre alunos e professores no ambiente a distância leva a comportamentos que acabam interferindo no processo ensino-aprendizagem. A estrutura dos programas educacionais, a interação entre alunos e professores, e o grau de autonomia dada ao aluno são fatores importantes que contribuem para minimizar a distância transacional.

Verificamos que não basta vencer as distâncias geográficas, sendo necessário que os alunos estejam efetivamente presentes 

Para Boyd e Apps (1980:5) o conceito de transação "denota a interação entre o ambiente, os indivíduos e os padrões de comportamento".

Com a separação pelo tempo e/ou espaço, é possível que acabe surgindo, no ambiente à distância, um espaço com ruídos de comunicação ou mal entendidos entre as intervenções do tutor e dos alunos. Este espaço psicológico e comunicacional para Moore é a distância transacional.

Existem graus diferentes de distância transacional nos programas educacionais, uma vez que existe uma enorme variação no comportamento relacional entre professores e alunos e nas técnicas e estratégias de interação passíveis de serem utilizadas, assim sendo a distância transacional é uma variável antes relativa que absoluta.

Modelo da comunicação transacional, de Moore

Variáveis de Ensino Aprendizagem[editar | editar código-fonte]

A extensão da distância transacional em um programa educacional para Moore (1993:3) apresenta três variáveis de ensino e aprendizagem: o diálogo, a estrutura do programa e a autonomia do aluno:

Diálogo O diálogo educacional é fundamental dentro do processo ensino e aprendizagem pois trata-se de um diálogo que valoriza todas as partes e que acontece entre alunos e professores ao longo das interações do curso.

O diálogo acontece de forma positiva e respeitosa entre todos os participantes ativos no processo de ensino e aprendizagem. A possibilidade sempre actualizável de se estabelecer diálogo entre alunos e instrutores.

A natureza de cada meio de comunicação acaba possibilitando maior ou menor grau de interatividade, tendo um impacto direto na qualidade do diálogo entre alunos e instrutores.
A frequência de comunicação, a personalidade de professores e alunos e o conteúdo trabalhado.
Estrutura do programa "quando um programa é altamente estruturado e o diálogo professor-aluno é inexistente a distância transacional é grande". Moore (1993: 5).
Nos programas de EAD devem ser estruturados os seguintes processos: apresentação; apoio à motivação do aluno; estímulo à análise e à crítica; aconselhamento e assistência; organização da prática, aplicação, testagem e avaliação e organização para a construção de conhecimento prévio do aluno.
Autonomia do aluno Para Moore, quanto maior a distância transacional nos programas maior será  autonomia do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Na relação ensino-aprendizagem é o aluno quem determina os objetivos, o percurso da aprendizagem e as formas de avaliação. A autonomia surge como consequência da maturidade do aluno.

Tipos de Interação[editar | editar código-fonte]

Para Moore a interação é um ponto fundamental nos cursos de educação a distância e consequentemente contribui para diminuir o grau de distância transacional.

Moore define três tipos de interação: interação aluno-conteúdo; interação aluno-professor e interação aluno-aluno.

Aluno-Conteúdo O aluno conversa consigo mesmo, pois ao interagir com o conteúdo consegue ter mudanças de compreensão, seja na sua perspectiva ou na sua estrutura cognitiva.

É um processo de aprendizagem autodirigido.

Aluno-Professor O instrutor pretende alcançar os objetivos compartilhados com os alunos.

Instrutores estimulam os alunos para que tenham interesse no plano do conteúdo compartilhado.

A interação com o professor acaba sendo mais valiosa nos momentos de testes e feedbacks.

Aluno-Aluno Acontece com ou sem a presença do tutor, em grupos ou separados.

Os programas de educação a distância devem garantir a máxima interação com cada tipo de interação. O uso de meios de comunicação deve ser diversificado, pois cada tipo possibilita um tipo de interação.