Coding for noobs - Aprenda Lógica de Programação/Variável

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Conceito[editar | editar código-fonte]

Um programa de computador precisa passar por um conjunto de processos(entrada, processamento e saída) que envolvem a utilização de dados na memória do computador. Cada espaço na memória possui um nome, que é uma numeração hexadecimal. Por exemplo, o endereço 21B46A representa uma posição X na memória. Quando um programa é escrito, o programador precisa acessar várias vezes e manipular o conteúdo desses blocos de memória, mas é muito complicado para um ser humano lembrar desses endereços, ainda mais que, um programa costuma acessar milhares deles no loop de Entrada-Processamento-Saída. É nesse problema que entra a ideia de variável. Basicamente uma variável é um nome que é dado para um bloco de memória. Vamos imaginar a seguinte problemática:

"João precisa fazer um algoritmo que some dois números e mostre o resultado na tela de um computador"

Para isso, João precisará de dois espaços na memória para guardar as parcelas da soma, e de um outro espaço na memória para guardar o resultado. Graças ao conceito de variável, ele não precisará decorar endereços de memória. João dará um nome aos três espaços de que precisa na memória, e quando lhe convier, basta chamar cada espaço pelo nome. O seguinte algoritmo seria assim:

parcela1  = 2
parcela2  = 3
resultado = parcela1 + parcela2
mostra(resultado)

parcela1, parcela2 e resultado são os nomes que atribuímos a pedaços na memória. Quando precisamos guardar valores, usamos variáveis para isso. Bem simples, não ?!