Civilizações da Antiguidade/Declínio de Roma

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Roma era um grande império. Era. Muitos problemas surgiram e isso levou Roma ao seu fim. Vamos ver o porque isso ocorreu.

Roma fazia centenas de guerras. Com o seu poder bélico, ganhava muitas vezes essas guerras. Isso fez com que seu território crescesse muito, tornando muito difícil de ser administrado.

Depois, o alto índice de corrupção. Massas rebeladas, não contentes com o pão e circo ajudaram também para a bancarrota de Roma.

Roma era uma mistura de diversas culturas. Mas, mas uma estava se anexando. Os bárbaros.

O nome bárbaro é injusto. Roma chamava todos os povos que não pertencessem de seu território e falasse sua língua de bárbaros.

Os bárbaros chegaram pacificamente, chegavam até a comercializar com os Romanos. Depois, muitos foram usados por Roma no seu exército. Logo bárbaro era sinônimo de soldado. Para os bárbaros, também era útil, pois até chegavam a ter terras. Mas, houve uma invasão maciça de bárbaros em dado momento. Os bárbaros pilhavam as cidades, o que fez com que muitos abandonassem a cidade e fossem para o campo (estudaremos mais isso em Feudalismo). Os Hunos eram os mais temidos. Pessoas saíam de suas casas, abandonando tudo que estivesse na rota dos hunos.

A chegada dos bárbaros foi a gota d'água. Roma estava perdida.


Nuvola apps kworldclock.png

Esta página é um esboço de História. Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.