Business Intelligence/Por que usa-lás

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Business Intelligence
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

As ferramentas de BI são aplicações de software’s que coletam e processam grandes volumes de dados desestruturados dos sistemas internos e externos. Essas ferramentas fornecem uma forma de acumular dados para achar informações, principalmente, por meio de consultas. Elas facilitam a tomada de decisão aprimorada, aumentam a eficiência operacional, identificam tendências de mercado e identificam novos negócios.

Alguns dos benefícios dessas ferramentas são:

  • O fornecimento de informações úteis sobre o processo, além de dados precisos, atualizados em tempo real, eliminando assim a necessidade de adivinhação.
  • As ferramentas também fornecem informações úteis sobre o comportamento do cliente, que, quando usada corretamente, pode gerar clientes rentáveis.
  • Identificação de oportunidades para venda. As informações podem ser usadas para criar modelos de vendas aprimorados, permitindo aos representantes de venda a realização de vendas cruzadas dos produtos nos pontos analisados.
  • É possível, a partir das ferramentas, a criação de gráficos, tabelas e recursos avançados de visualização, como previsão, tendências e cálculos complexos
  • As organizações podem acompanhar de perto as principais métricas de negócios para análises futuras. A empresa pode testar alterações em um ambiente controlado, antes de realizar grandes mudanças.
  • São usados para prever os resultados de uma ação comercial, denominada análise prescritiva, armazenando efetivamente dados históricos suficientes para extrair as principais tendências do passado, para assim, sugerir ações futuras que podem levar ao sucesso da empresa.

Qual ferramenta usar varia de empresa para empresa. Atualmente, existem diversos softwares, que se diferenciam desde o preço, ao porte da empresa, até a forma como são exibidas as informações.

Na próxima seção iremos discutir quais são os softwares mais utilizados pelo mercado, bem como qual o seu público alvo e suas diferenças.