Business Intelligence/Mercado do Varejo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Business Intelligence
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Com o ambiente competitivo nos dias de hoje as empresas do mercado do varejo necessitam de uma vantagem sobre a concorrência,elas utilizam a mesma base de dados e aplicam em ferramentas de inteligência de negócio, dado que seus clientes são o fator determinístico para o seu sucesso. É muito importante que o varejo tenha todas as informações sobre as preferências dos consumidores e se adapte às suas demandas variáveis.

Os requisitos inseridos em uma Data Warehouse no varejo são:

  • Quantidade de vendas baseada no tempo
  • Inventário por cidade, filial e produto
  • Quadros comparativos semanais, mensais e anuais
  • Relatórios de vendedores
  • Relatórios de receita e receita
  • Previsão das vendas
  • Determinar os produtos vendidos em promoções.

Nestas empresas há um grande número de produtos e variáveis que envolvem uma venda, portanto a reorganização e acessibilidade da informação dos cubos OLAP dentro do prazo, se torna útil para previsão de vendas e planejamento de produção. A inteligência facilita uma empresa a coletar os dados relacionados às tendências atuais e criar produtos inovadores ou serviços, de modo a ajudar a adotar uma abordagem elástica para a demanda do cliente e sobreviver nesse mercado competitivo.

O BI de varejo ajuda os comerciantes há:

  • Comunicar:  Em alguns mercados de varejo, o departamento de marketing depende dos dados do sistema CRM(Gerenciador do Relacionamento com o Cliente). O departamento não têm acesso dos processos de tomada de decisão em toda a empresa porque o CRM e o Marketing não têm um maneira eficiente de se comunicar. O BI entra com a solução de integrar todos os departamentos para que possam  trabalhar juntos e fornecer análises baseadas em todos conjuntos de dados. Isso ajuda os comerciantes veja quais clientes foram segmentados com um pedido de compra, visualizar dados de vendas por segmento de cliente e ver desempenho por local.
  • O BI de varejo cria confiança internamente: A inteligência de negócios oferece melhor visibilidade dos dados, cria uma descrição de desempenho e percepção de cliente. Esse relatório auxilia que a decisão seja tomada em cima de análises concretas. Dado que todos os colaboradores estejam cientes disso, a confiabilidade nas ações tomadas dentro da empresa e o engajamento aumentam.
  • O BI de varejo cria uma versão única do cliente: Permite que você veja como os clientes compram e como eles reagem ao seu segmento de clientes. Caso a análise aponte retornos positivos, o segmento continua, caso contrário, o cliente é segmentado novamente com o objetivo de tornar sua experiência a melhor possível e trazer lucratividade para a loja.