Business Intelligence/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Business Intelligence ( BI ) é uma prática utilizada pelas empresas e pequenos e grandes negócios que engloba uma serie de métodos e ferramentas que visam auxiliar na busca de informações úteis a partir de grandes bases de dados brutos que, apenas por eles, não determinam resultados sobre alguma informação importante para a empresa. O BI oferece o apoio nas tomadas de decisões, em situações de dificuldades e desafios, de forma inteligente por meio de um processo de captação de dados, as informações são adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado para o negócio. Com base nas informações acima, é notório perceber que o BI não é uma ferramenta, mesmo que utilize como apoio diferentes softwares robustos. Os administradores e gestores precisam estar cientes de que, o BI compõe de uma série de métodos e um um conjunto de processos orientado pela tecnologia que tem por objetivo principal entregar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.

Assim, o BI engloba uma série de métodos que possibilita que as empresas coletem dados internos e externos e possam utilizá-los a favor da sua empresa. Os dados coletados e as informações processadas podem ser exibidas em formas de relatórios analíticos, resumo e paineis gráficos, proporcionado pela ampla utilização de ferramentas que, em conjunto, proporcionam diferentes formas de exibição ao usuário com enfoque em certos conteúdos.

Tudo isso é proporcionado por meio da interação de diferentes sistemas que o BI engloba. Além disso, as informações são armazenadas em um único local, chamado Data Warehouse, este é um armazém de diversos dados gerados capaz de ser utilizado por um grupo de pessoas dentro de uma organização.

Para isso, o BI engloba uma série de avanços em seu ciclo de vida da informação inteligente, sendo eles, Coleta da dados, Geração da informação, Construção do conhecimento, Ação e Monitoramento de resultados.