Bibliotecas Digitais/Conceito de Bibliotecas Digitais

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Introdução[editar | editar código-fonte]

Aos poucos o velho costume de caminhar até a biblioteca, passear entre as estantes repletas de livros e esticar o braço para alcançar um título na prateleira mais alta está perdendo força. Com um computador conectado à internet essa procura se tornou mais rápida e simples. Primeiro com os sites de busca, como o Google. E agora com as chamadas bibliotecas digitais.

Conceito[editar | editar código-fonte]

Uma Biblioteca Digital é definida como documentos que são digitalizados sob alguma forma de material como CDs e DVDs ou através da internet, permitindo assim o acesso a distância. Este conceito inclui também a ideia de organização composta por serviços e recursos cujo objetivo é selecionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados.

O conceito de biblioteca digital guarda similaridade com o de biblioteca virtual, enquanto uma biblioteca virtual pode não existir fisicamente e constituir-se como um serviço de acesso a outras bibliotecas, que podem disponibilizar material que não esteja digitalizado (como livros ou documentos antigos), a biblioteca digital existe fisicamente, e disponibiliza um acervo de documentos totalmente digitalizados.

As Possibilidades de uma Biblioteca Digital[editar | editar código-fonte]

Em uma biblioteca digital, é possível acessar livros eletrônicos de qualquer computador que tenha conexão com a WEB. Esse processo é possível através de dispositivos como PCs, Smartphones e Tablets. Milhares de pessoas poderão ter acessos a livros sem o oneroso custo do papel ou da distribuição física. Trata-se de um servidor único que todos os leitores, sem exceção, poderão acessar.