00% concluído

Bases Neurológicas do Desenvolvimento de 0 a 10 anos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Este Wikilivro tem por objetivo problematizar o processo de desenvolvimento humano mental, nas suas múltiplas inteligências e processos de aquisição de aprendizagens, oferecendo conceitos e reflexões a respeito de Piaget e suas implicações no contexto educacional, relacionando conceitos da Psicologia e da Educação, apresentando possibilidades de intervenção efetiva nos processos cognitivos de crianças.

De modo a permitir o desenvolvimento de tais objetivos, este Wikilivro irá elucidar conceitos do desenvolvimento humano: seus aspectos, sua importância, e possíveis influências. Assim como aspectos da aprendizagem e da inteligência, passando pelo conceito mais tradicional até teorias contemporâneas, como a das inteligências múltiplas e o desenvolvimento do comportamento social através da inteligência emocional.

Em benefício da atuação de futuros profissionais da área de Educação, Psicologia e Psicopedagogia, este Wikilivro mostrará os estágios de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto, e operatório formal. A Teoria de Piaget, no que diz respeito ao desenvolvimento da moral, da concepção do adolescente, e das demais implicações de sua obra na educação.

Capítulos

Desenvolvimento Humano

A Importância do Estudo do Desenvolvimento Humano

Desenvolvimento Mental

Aspectos do Desenvolvimento Humano

Teoria de Piaget e o Desenvolvimento da Moral

O Adolescente segundo Piaget

A Aprendizagem

Conceito Tradicional de Inteligência

Inteligência Emocional

Bibliografia