Bahia/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Bahia
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A capoeira é um dos mais característicos elementos culturais do estado
Terreiro de candomblé. O candomblé é uma das principais manifestações religiosas na Baía.

A Bahia é um dos estados brasileiros mais ricos em termos culturais, sendo o estado mais populoso da região do nordeste. Possui uma forte tradição africana, ao contrário dos demais estados brasileiros. A maioria dos escravos africanos que foram trazidos para o estado não falavam línguas bantas, mas línguas sudanesas, como o gege, o haúça, o nagô e o ioruba[1], o que fez com que a cultura do estado se tornasse bem diferente das culturas dos demais estados brasileiros.

Essa riqueza cultural, aliada à exuberância das praias de seu litoral, fez com que o estado se tornasse um dos principais destinos turísticos do planeta. Porém tal vocação enfrenta um sério obstáculo: os altos índices de violência[2].

Referências

  1. FREYRE, G. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Apresentação de Fernando Henrique Cardoso. 51ª edição revista. São Paulo. Global. 2006. p. 385.
  2. Jornal Nacional. Disponível em http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/02/violencia-na-bahia-tem-crescido-de-forma-assustadora.html. Acesso em 13 de janeiro de 2013.