Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q65033124

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brinquedo - Jeep Militar

Brinquedo - Jeep Militar
 
Ficha catalográfica

Título: Brinquedo - Jeep Militar
Identificador no Wikidata: Q65033124
Categoria no Wikimedia Commons: Category:Brinquedo - Jeep Militar
Número de inventário: 1-14-02-000-11064-00-00
Coleção: Coleção Museu Paulista
Instância de: brinquedo
Material utilizado: metal, folha de flandres, plástico, borracha, litografia
Localização: Museu Paulista

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
“Brinquedo - Jeep Militar”, é um brinquedo composto por um carro militar e dois bonecos vestidos como soldados, que estão sentados nos bancos da frente do jeep, que está com sua parte frontal voltada para a esquerda.

O brinquedo cria uma réplica do jeep utilizado por militares, o qual não possui portas ou teto, somente um para-brisa. A carcaça é feita de metal em um tom verde musgo, com linhas verde e amarela contornando a região inferior da janela e de toda a lateral do veículo. A pintura é fosca e está levemente desgastada.

Na parte da frente do carro, representando os faróis, há uma pintura em branco de dois pares de círculos, numa diagonal inclinada para o centro, com oito linhas dividindo os pares. O para-choque em branco conta com várias marcas de ferrugem e em seu centro carrega uma placa com a descrição "B10".

No centro do capô vemos um círculo branco, circunscrito por outro mais fino, com cinco estrelas em azul dispostas a formar a constelação Cruzeiro do Sul. À esquerda da roda dianteira, na lataria, há a identificação "indústria brasileira".

Dentro do carro, o volante sai de um longo cano fino que vem da base do carro, do lado esquerdo do veículo. Ele é torto, inclinando-se para a esquerda. O volante é um grande círculo de metal fino, com uma linha dividindo-o em dois no centro, onde tem um detalhe em relevo.

No lado esquerdo da lataria, perto da roda traseira, a pintura também conta com uma estrela branca e um círculo vermelho circunscrito por um branco. Na parte de trás do carro, preso do lado de fora do para-choque traseiro, há também um tanque de gasolina vermelho, mas com a pintura muito escurecida.

Os bonecos são homens brancos feitos de plástico liso, suas vestimentas replicam a veste militar em tom de marrom esverdeado. Usam também capacetes militares na mesma cor. A pintura de seus rostos beges está desgastada, os olhos são manchas pretas irregulares e a boca colorida de vermelho logo abaixo de uma protuberância no plástico que representa o nariz.

Eles estão sentados no banco da frente do carro, que é marrom e sem divisão. Atrás, há ainda outro banco, que está vazio e é verde. Ele está próximo ao tanque de gasolina.