Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q65033093

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brinquedo - Conjunto de Cozinha

Brinquedo - Conjunto de Cozinha
 
Ficha catalográfica

Título: Brinquedo - Conjunto de Cozinha
Identificador no Wikidata: Q65033093
Categoria no Wikimedia Commons: Category:Brinquedo - Conjunto de Cozinha
Número de inventário: 1-14-03-000-09844-14-14
Coleção: Coleção Museu Paulista
Instância de: brinquedo
Material utilizado: metal, alumínio
Localização: Museu Paulista

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
Foto colorida apresenta conjunto de cozinha de brinquedo. O país de origem é a Alemanha. Os os tamanhos das peças variam entre 2 e 6 centímetros de altura.

Dispostas em um fundo branco, há 13 miniaturas de itens de cozinha. Todas são produzidas em alumínio. Nas peças, é possível perceber o desgaste natural do tempo, como manchas de oxidação e pequenos arranhões.

Na metade superior da foto, da esquerda para a direita, há dois porta-mantimentos semelhantes dispostos lado a lado. Ambos são formados por um pedaço de metal na vertical contendo um furo na parte de cima. Este furo serviria para prender a peça à parede da cozinha, tal qual os itens originais.  Preso na frente desta peça de metal, há um vasilhame fechado por uma tampa. A tampa é afixada ao conjunto por dobradiças.

No porta-condimento da esquerda está escrito, em alto relevo, a palavra Mehl, Farinha em alemão.  No da direita, da mesma forma, lê-se Salz, Sal em português.

Ao lado dos porta-mantimentos, há um coador de formato cônico com alça.  O item é composto por duas partes. A de cima é lisa e está acoplada à de baixo. A parte de baixo é fechada no fundo e tem pequenos furos

À direita do espremedor, há três potes semelhantes dispostos lado a lado. Os três têm o formato cilíndrico, possuem escritos em alto relevo e tampa. No primeiro, à esquerda, lê-se a palavra alemã Kakao, Cacau em português. No pote do meio, há a palavra Tee, Chá. O terceiro, à direita tem a palavra Zucker, cuja tradução é Açúcar.

Acima e à direita destes três potes, há uma jarra. A alça é presa na parte de trás por parafusos.

Na metade inferior da foto, há dois porta-mantimentos semelhantes, dispostos deitados e lado a lado. Ambos são formados por uma placa de metal curvada em uma das extremidades e fechada nas laterais por dois pedaços de metal. Na parte da frente, em cada um, há escritos em baixo relevo na parte superior. Acima das palavras, um pequeno furo como se fossem ser pendurados à parede da cozinha.

Na peça da esquerda, lê-se Ziviebel, uma espécie de cebola alemã. No outro porta-mantimentos, à direita deste, lê-se Brötchen, Pãozinho em português.

À direita dos porta-mantimentos, há duas travessas ovais com ornamentos em baixo relevo no fundo. A primeira é maior e tem o desenho de uma lagosta. Ao lado, a travessa menor traz a figura de um peixe.

Na porção inferior da foto, dispostas logo abaixo dos porta-mantimentos estão as duas últimas peças. À esquerda, um copo baixo de formato cilíndrico. Em alto relevo, a palavra Soda, Refrigerante em português. À direita, está uma concha. O cabo é achatado e a extremidade arredondada e curvada para trás formando um gancho.

Audiodescritora Roteirista – Denise Aleluia

Consultoria em Audiodescrição – Luciane Molina