Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q65033044

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brinquedo - Piano

Brinquedo - Piano
 
Ficha catalográfica

Título: Brinquedo - Piano
Identificador no Wikidata: Q65033044
Categoria no Wikimedia Commons: Category:Brinquedo - Piano
Número de inventário: 1-14-02-000-09869-00-00
Coleção: Coleção Museu Paulista
Instância de: brinquedo
Material utilizado: madeira
Localização: Museu Paulista
Retrata: piano

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
A peça é um piano de brinquedo em madeira decorado com pintura, que imita um piano de cauda. Foi produzido no Brasil pela Fábrica de Brinquedos Ypiranga. Não possui informações sobre suas dimensões físicas. O logotipo no centro da parte superior do objeto sugere que foi produzido após 1942, ano em que a empresa tornou-se especialista na fabricação de pianos de brinquedo e passou a identificar seus produtos.

Toda a superfície do brinquedo é pintada na cor branca com estrias verticais em amarelo-claro, sobre a qual é aplicada a ornamentação. As bordas são emolduradas por linhas na cor azul-claro e amarela.

A tampa do piano apresenta um conjunto de imagens pintadas e algumas fissuras na madeira que se estendem de um lado ao outro. As imagens se estruturam da seguinte forma:

No centro da tampa está o logotipo do fabricante, que apresenta a imagem da fachada do Museu do Ipiranga no interior do selo oval com uma moldura em amarelo. Abaixo do logotipo, a peça exibe a imagem de uma harpa pintada em amarelo com contornos em preto. Cada lateral da harpa apresenta um ramo verde, uma partitura musical e uma bailarina com tutu na cor amarela dançando com uma fita azul nas mãos. A parte acima do logotipo mostra a imagem de uma garça branca dentro do rio, rodeada por vegetação de brejo com folhas verdes e flores amarelas, e flores brancas na superfície.

A parte frontal da peça exibe, em sua parcela superior, uma paisagem de ilha com farol e, ao fundo, o sol nascendo atrás das montanhas. Nas laterais dessa imagem, são apresentados, de cada lado, dois casais em que as mulheres usam vestidos longos de mangas bufantes e os homens vestem paletó e calças justas na altura dos joelhos. Tanto os homens quanto as mulheres usam perucas de cabelos longos e cacheados.

Abaixo, encontram-se as 10 teclas do piano com as faces superiores pintadas na cor branca e, sobre essas, 7 teclas pintadas de preto, simulando os meio tons. A pintura do teclado apresenta desgaste. A base de apoio das teclas também apresenta uma faixa decorada com a imagem de uma partitura, entre galhos com folhas e pássaros.

A lateral do piano mostra ao centro a pintura de uma paisagem noturna que exibe uma ilha com farol em meio ao mar agitado e, ao fundo, montanhas. As luzes do farol estão acesas e contrastam com o céu azul. Essa paisagem está inserida em uma forma oval com moldura simples, na cor preta que se sobrepõem a uma partitura musical. As laterais dessa paisagem exibem imagens de um galho com folhas verdes, uma flor branca e um pássaro. A parte à esquerda da paisagem apresenta desgaste parcial da pintura.