Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q59925474

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Paisagem

Paisagem
 
Ficha catalográfica

Título: Paisagem
Identificador no Wikidata: Q59925474
Número de inventário: 1-19483-0000-0000
Criador(a): Antônio Parreiras
Data: 16 de outubro de 1912
Coleção: Coleção Museu Paulista, Coleção Fundo Museu Paulista
Instância de: pintura
Material utilizado: tinta a óleo
Altura: 64 centímetros, 42 centímetros
Largura: 76 centímetros, 53 centímetros
Localização: Museu Paulista
País de origem: Brasil
País: Brasil
Retrata: paisagem, montanha, estrada, árvore, estábulo, céu
Situação dos direitos autorais: domínio público

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
“Paisagem” é uma pintura óleo sobre tela de 1912, e possui 42 centímetros de altura por 53 centímetros de largura. A obra está localizada no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga. A pintura é horizontal e retrata a paisagem de uma casa no campo, onde a natureza é mais presente e marcante.

O céu retratado ocupa boa parte do topo da obra, com uma coloração azul acinzentado, representando um tempo nublado. Com nuvens que se estendem até se encontrar com uma estrada e um morro. Borrões de diversas tonalidades do verde e marrom formam todo o comprimento de terra na parte inferior do quadro.

Com linhas irregulares, uma estrada guia até uma árvore volumosa e com folhas verdes. Ao seu lado esquerdo, há uma única construção presente, uma pequena casa também verde e com telhado marrom. No lado direito, há um morro que se encontra com a estrada de terra e com o céu cinzento.

A pintura é formada por pinceladas rápidas e turvas, não precisas, fazendo com que as cores se sobreponham umas às outras. Essa sobreposição dá a obra uma sensação de continuidade entre os elementos. As cores são mais apagadas, tomando a tonalidade acinzentada do azul, cinza e marrom, o que ajuda a demonstrar o dia nublado no campo.