Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q59925286/Audiodescrição

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Antiga Santa Casa, Rua da Glória, 1858 é um óleo sobre tela no ano de 1919, com 48,3 centímetros de altura por 65 de largura.

A pintura mostra uma fachada lateral e outra fachada que não se identifica se é a posterior ou frontal da casa. Na rua há dois idosos.

A casa ocupa todo o centro da pintura. É representada em tons de bege e branco com detalhamento de sombras da luz solar na fachada lateral e no chão. Nessa fachada, à direita da tela, há quatro janelas em formato retangular com molduras de madeira pintadas na cor verde. As janelas são protegidas por grades de ferro. Na fachada à esquerda da tela, há mais cinco janelas iguais às outras. Na parte superior da casa há um telhado triangular de telhas de barro marrom. As calçadas são de pedras grandes retangulares e a rua de pedras arredondadas.

À esquerda da tela estão os dois idosos. Um deles está em pé, descalço, no meio da rua. Ele é negro, tem barba e bigode brancos. Usa um chapéu em formato de cone, uma blusa de mangas compridas nos tons de marrom e uma calça nos tons de cinza. Com o corpo curvado à frente, ele apoia o lado esquerdo em uma muleta de madeira e a segura com a mão esquerda. A outra mão está dentro do bolso da calça.

No canto esquerdo da tela, está o outro idoso sentado no meio-fio. Ele é negro e tem barba escura. Usa chapéu, blusa em tons claros, calça comprida azul e sapatos pretos. Com o corpo curvado à frente, apoia os braços nos joelhos e olha em direção ao outro homem.

Ao fundo o céu é azul, com nuvens pinceladas nos tons branco e marrom claro.