Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q59925101/Audiodescrição

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

“Paço Episcopal de São Paulo, 1822” é uma pintura de André Figurey, de 1919, feita com tinta a óleo.

A obra de 71,2 centímetros de altura e 56 centímetros de altura retrata um sobrado no primeiro plano e uma casa térrea do lado direito. O sobrado foi pintado em um tom de amarelo desbotado, enquanto a casa térrea é rosa.

O sobrado tem um telhado e quatro varandas na parte de cima. No andar de baixo, há uma janela, uma porta principal e duas portas menores. Duas das janelas das varandas da parte de cima estão totalmente abertas, uma está fechada e a outra entreaberta. Todas são brancas, com vidros azuis e molduras verdes.

No andar de baixo, as portas e a janela são totalmente verdes. A porta principal está entreaberta, enquanto as outras duas estão fechadas. A janela da parte de baixo também está aberta.

Ao lado do sobrado, aparece parte de uma casa térrea, onde há uma janela azul. Dentro dessa casa, tem uma mulher branca olhando a rua com os braços para fora da janela.

Em frente ambas residências, há uma estreita calçada quadriculada em que uma pessoa está andando. Não é possível distinguir se é um homem ou uma mulher. Ela está olhando para baixo, carregando uma bengala e usando um longo vestido cinza acompanhado de um chapéu.

No fundo da pintura, o céu está bem azul e com poucas nuvens. Também há uma palmeira com folhas verdes.