Edite a audiodescrição A obra “Retrato do Dr. Prudente José de Mores Barros”, datada do Século XX e de autoria de Almeida Junior, é uma pintura óleo sobre tela fiel à realidade de 255 centímetros de altura por 144 de largura. Apresenta o retrato de corpo inteiro do ex presidente do Estado de São Paulo e senador, Prudente José de Moraes Barros, que está de pé no centro de um escritório que contém ao fundo uma biblioteca e uma janela aberta que permite ver um edifício. Ele é um homem branco, alto e magro de cabelo preto e curto e barba grisalha longa e espessa. Está no centro do escritório olhando para um ponto fixo com seriedade, sua cabeça está levemente inclinada para o lado direito enquanto seu corpo está virado para frente. Está vestido com um blazer preto de seis botões fechado, a gola de sua camisa é branca e veste uma gravata por baixo do terno. Também está usando calça e sapatos formais pretos.
No lado esquerdo há uma mesa de madeira com um livro aberto no qual ele apoia uma de suas mãos, no lado direito há uma cadeira de madeira com estofado vermelho. O piso do escritório é de madeira e há na frente do retratado uma cortina marrom aberta e amarrada. Atrás dele e à esquerda há uma biblioteca com livros de capas escuras em uma estante alta.
Ao fundo, no lado direito superior há uma outra cortina marrom parcialmente fechada tampando metade da janela que tem uma vista de um grande jardim com árvores e arbustos verdes e um edifício largo e baixo branco com uma torre.