Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q52302008

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Retrato do Dr. Prudente José de Mores Barros

Retrato do Dr. Prudente José de Mores Barros
 
Ficha catalográfica

Título: Retrato do Dr. Prudente José de Mores Barros
Identificador no Wikidata: Q52302008
Categoria no Wikimedia Commons: Category:Retrato do Dr. Prudente José de Mores Barros
Número de inventário: 1-19057-0000-0000
Criador(a): Almeida Júnior
Data: século XX
Coleção: Coleção Fundo Museu Paulista, Coleção Museu Paulista
Instância de: pintura
Material utilizado: tinta a óleo, tela
Altura: 235 centímetros
Largura: 144 centímetros
Localização: Museu Paulista
País de origem: Brasil
País: Brasil
Gênero artístico: pintura histórica, retrato
Retrata: livro, homem, traje típico, casaco, calçada, acessório, gravata, cabelo grisalho, barba, bigode, mobiliário, mesa, cadeira, Estante, janela, cidade, retrato
Google Arts & Culture ID: WQFXyqqDJ06KAA
Itaú Cultural ID: obra930/prudente-de-morais
Situação dos direitos autorais: domínio público

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
A obra “Retrato do Dr. Prudente José de Mores Barros”, datada do Século XX e de autoria de Almeida Junior, é uma pintura óleo sobre tela fiel à realidade de 255 centímetros de altura por 144 de largura. Apresenta o retrato de corpo inteiro do ex presidente do Estado de São Paulo e senador, Prudente José de Moraes Barros, que está de pé no centro de um escritório que contém ao fundo uma biblioteca e uma janela aberta que permite ver um edifício. Ele é um homem branco, alto e magro de cabelo preto e curto e barba grisalha longa e espessa. Está no centro do escritório olhando para um ponto fixo com seriedade, sua cabeça está levemente inclinada para o lado direito enquanto seu corpo está virado para frente. Está vestido com um blazer preto de seis botões fechado, a gola de sua camisa é branca e veste uma gravata por baixo do terno. Também está usando calça e sapatos formais pretos.

No lado esquerdo há uma mesa de madeira com um livro aberto no qual ele apoia uma de suas mãos, no lado direito há uma cadeira de madeira com estofado vermelho. O piso do escritório é de madeira e há na frente do retratado uma cortina marrom  aberta e amarrada. Atrás dele e à esquerda  há uma biblioteca com livros de capas escuras em uma estante alta.

Ao fundo, no lado direito superior há uma outra cortina marrom parcialmente fechada tampando metade da janela que tem uma vista de um grande jardim com árvores e arbustos verdes e um edifício largo e baixo branco com uma torre.