Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q49903203/Audiodescrição
Panorama de São Paulo II, é uma fototipia de Guilherme Gaensly de 1904. Ela tem 9 cm de altura por 13 cm de largura.
A imagem retrata um panorama da cidade em tons de branco e verde azulados. Há diversas casas e alguns edifícios comerciais. A cidade ocupa a imagem toda, até a linha do horizonte. Há alguns sinais de envelhecimento na imagem.
O quarteirão ao centro têm grandes e imponentes casas. Elas são brancas, e a maioria têm o telhado escuro. Suas fachadas são cobertas por janelas. Há muitos detalhes na construção enfeitando as janelas e os telhados. As casas têm um ou dois andares. À esquerda, uma delas é cercada por um jardim repleto de árvores.
Só é possível distinguir três avenidas principais. Elas são largas, claras e estão vazias. As construções mais distantes têm o mesmo estilo. Também possuem muitas árvores ao seu redor. É possível ver a cidade por quilômetros de distância.
Alguém escreveu sobre a imagem com uma caneta. A escrita aparenta ser antiga, e a tinta está borrada em alguns pontos. Há uma palavra sobre o céu, e três linhas de texto na parte de baixo da imagem, todas escritas à mão. Não é possível ler o que está escrito. Ainda na parte inferior da imagem, foram impressas as palavras “Panorama de São Paulo II” ao centro”, “Guilh. Gaensly” à esqurda, “Casa Garraux - S. Paulo” à direita.