Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q49902639/Audiodescrição
“Interior do Edifício-monumento do Ipiranga: Vista a Partir da escadaria Central”, é uma fotografia do ano de 1892, em tom sépia, com 21 centímetros de altura e 26,5 centímetros de largura. A vista, fotografada por Guilherme Gaensly, retrata a escadaria localizada no saguão central, denominado eixo-monumental do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também chamado de Museu do Ipiranga. A foto foi tirada no patamar intermediário do lado esquerdo da escadaria da esquerda.
No início do saguão o pé-direito, ou seja, a distância do chão até o teto, vai do primeiro andar até o topo do segundo. O saguão central tem duas escadas, uma à direita e outra à esquerda, que levam ao segundo andar. Ambas as escadarias são coladas às paredes. O corrimão é formado por pequenos balaústres e colunas esculpidas em direção ao segundo andar. Assim, as linhas do chão do segundo andar e da escada da direita direcionam para o centro da foto, onde eles se encontram e a escada acaba.
No segundo andar temos um guarda-corpo formado pelos mesmos balaústres da escadaria, intermediado por três pares de colunas. As colunas à esquerda sobem até o teto, formando um arco e ligando-se às colunas do centro. Essas, sustentam, junto com o par à direita, outra estrutura ligada ao teto, quadrada e com um buraco circular no meio.
Na parede atrás das colunas a decoração segue o padrão de arco e quadrado com um círculo no meio, esculpido na parede. É no corredor entre a parede e o guarda-corpo que notamos duas aberturas. Da perspectiva da foto, as aberturas se localizam no centro, uma delas fazendo uma ligação com a escadaria da direita, indicando que há um saguão aberto naquela direção.