Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q42713786/Audiodescrição

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Retrato de Maria Quitéria de Jesus Medeiros” é um óleo sobre tela, com 233 centímetros de altura e 133 centímetros de largura. A pintura é vertical e retrata Maria Quitéria de Jesus Medeiros de corpo inteiro, vestida com um uniforme militar e em frente à uma paisagem.

Maria Quitéria é uma mulher de cabelo curto e escuro, pele clara e olhos pretos. Ela encontra-se em pé, segurando um fuzil. Na sua cabeça está um chapéu militar alto, com uma pena verde e algumas insígnias.

Quitéria veste um sobretudo militar azul escuro. Na parte de cima, o traje apresenta gola alta e mangas longas com bordas verde e amarelas. Sobre o tecido está uma faixa dourada, que sai de uma ombreira dourada e corta perpendicularmente o corpo da personagem. No meio da roupa e acima da faixa, encontra-se um botão dourado. Abaixo dela, outros seis descem até a região da cintura, onde repousa um cinto dourado. Ao lado dos botões, no seu peito esquerdo, está uma condecoração: um tecido verde cortado verticalmente por uma pequena faixa amarela, com uma medalha na sua ponta debaixo.

A parte de baixo do sobretudo parece uma saia plissada esvoaçante e vai até os joelhos de Maria Quitéria. A sua borda conta com uma faixa branca.

Maria Quitéria ainda veste sapatos pretos, além de uma calça e luvas brancas. As suas mãos encontram-se sobre um fuzil: a direita, na ponta; a esquerda, no cano. O apoio da arma repousa no chão.

Maria Quitéria situa-se em cima de um chão de terra. Logo atrás da personagem, do seu lado esquerdo, estão algumas palmeiras. Mais atrás, e até o horizonte, uma paisagem composta de vales, morros e pedras aparece do meio da tela para baixo. Acima, um céu azul com muitas nuvens brancas.