Atividades escoteiras/Dinâmicas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Corrente de Energia[editar | editar código-fonte]

Forma-se um círculo com todos de mãos dadas. Escolhe-se uma pessoa para começar a passar a "energia",um aperto de mão forte e silencioso, e outra pessoa para recebê-la, este deve gritar: - Ui, ao receber a energia, que deverá passar de pessoa a pessoa, através do aperto de mão. Para dar continuidade basta escolher outras pessoas para enviar e receber a "energia".


Corrida dos Nós[editar | editar código-fonte]

Descrição: O grupo deve fazer um círculo, as pessoas podem estar sentadas. Deve-se ensinar alguns nós previamente, para que a dinâmica fique mais divertida. Após cada componente aprender pelo menos 3 nós, começa-se a corrida. são distribuidos 3 cabos, respeitando uma distancia equidistante entre as pessoas com os cabos. cada pessoa deve fazer um nó e passar para a seguinte, esta deve desfazer o nó e fazer outro e prosseguir. Quando dois cabos ficam na mão da mesma pessoa, esta deve sair da dinâmica, e o jogo prossegue. Para variar pode-se pedir que se façam dois nós em determinado cabo, enquanto nos outros apenas um.


Dinâmica da Tesoura[editar | editar código-fonte]

Descrição: Esta é uma Dinâmica de Observação. Os participantes devem ficar sentados em círculo. O responsável pela dinâmica também ficará no círculo, e apresentará uma tesoura, e demonstrará três movimentos com a tesoura que serão seguidos por gestos com a tesoura e (com as pernas - este é o segredo da dinâmica) . A tesoura está aberta \ . / (pernas abertas) a tesoutra está fechada |.| (pernas fechadas) e a tesoura está cruzada (tesoura meio aberta e pernas cruzadas) \./. A idéia da dinâmica consiste em descobrir o "segredo" da tesoura (os gestos com as pernas) sem se comentar o segredo. Assim que o responsável fizer a demonstração com "as tesouras" deve passá-la adiante,o participante que receber a tesoura deve falar o movimento e realizá-lo. Se ele realizar o "movimento" certo com as tesouras os participantes que já entenderam o segredo dirão se a tesoura está realmente na posição que o participante diz estar, respondendo a pergunta - A tesoura está aberta, fechada ou cruzada. Os outros responderão. Não se pode comentar o segredo do jogo. A intenção é fazer com que todos entendam a regra da dinâmica.