Astronomia/Antlia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Constelação de Antlia.
Representação de Antlia por Johann Bode.

Antlia (Ant), a Máquina Pneumática, é uma constelação do hemisfério celestial sul. Antlia foi criada em 1756 pelo astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille, que criou 14 constelações no hemisfério celestial sul para preencher regiões pouco brilhantes. Apesar de Antlia ter sido visível para os astrônomos gregos antigos, suas estrelas eram muito fracas para serem incluídas em alguma constelação. Por isso, suas estrelas principais não têm um padrão específico e a constelação carece de objetos de céu profundo brilhantes. Originalmente era chamada de Antlia pneumatica ("Máquina Pneumática" em francês) para comemorar a bomba de ar inventada pelo físico francês Denis Papin. Lacaille e Johann Bode retrataram Antlia de maneira diferente, tanto como uma bomba de ar com um cilindro usada nos experimentos iniciais de Papin, ou a versão mais avançada com dois cilindros. Mais tarde a União Astronômica Internacional adotou Antlia como uma das 88 constelações oficiais. Não há mitologia associada a Antlia uma vez que Lacaille parou com a tradição de dar nomes mitológicos a constelações e no lugar disso escolheu nomes de instrumentos científicos.


Estrelas[editar | editar código-fonte]

  • α Antliae é a estrela mais brilhante da constelação com uma magnitude aparente de 4,25. É uma estrela gigante de classe M0 localizada a 366 anos-luz da Terra.
  • δ Antliae é uma estrela dupla azul a 481 ano-luz da Terra. O componente primário tem magnitude 5,6 e o secundário magnitude 9,6.
  • ζ Antliae é uma estrela dupla a 373 anos-luz da Terra. ζ1 Ant tem magnitude 5,8 e é também uma estrela dupla com magnitude 6,2 e 7,0. ζ2 Ant tem magnitude 5,9.


Objetos de céu profundo[editar | editar código-fonte]

Antlia possui poucos objetos de céu profundo. Não contém nenhum aglomerado globular, nebulosa planetária ou aglomerado aberto. Contudo, contém várias galáxias.

  • NGC 2997 é uma galáxia espiral do tipo Sc. É a galáxia mais brilhante em Antlia a uma magnitude de 10,6.
  • A Anã de Antlia é uma galáxia anã esferoidal de magnitude 14,8 que pertence ao Grupo Local. Foi descoberta apenas em 1997.