As maiores cidades do mundo/Deli

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< As maiores cidades do mundo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O Templo de Akshsardham, localizado na cidade.

Deli é a segunda maior e mais importante cidade da Índia, atrás apenas de Bombaim. Situada ao norte do país, engloba a região de Nova Deli, a capital da Índia. Em 2011, Deli tinha mais de 11 milhões de habitantes, sendo a segunda maior cidade da Índia e a oitava maior do mundo, mas se considerarmos a Região da Capital Nacional, que engloba partes dos estados indianos de Haryana, Uttarakhand, Utar Pradesh e Rajastão, a população da cidade sobe para mais de 23 milhões de habitantes, sendo a maior cidade do país e a segunda maior do mundo, com uma área de 1.483 km².

Deli foi capital do Império Mogol em 1638. Deli foi conquistada pelo Império Britânico em 1803, tornando-se a capital da Índia Britânica em 1912. Quando a Índia declarou-se independente, em 1947, a capital do país passou a ser Nova Deli, uma cidade construída ao sul de Deli.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os idiomas principais são o urdu, o hindi, o panjabi e o inglês.
  • Nova Deli possui um trânsito caótico, pobreza e muita poluição, mas as ruas estreitas de Deli possuem uma imensa riqueza histórica e cultural.
  • O Templo de Lótus, é uma Casa de Adoração Bahá'í localizada em Nova Deli, que acolhe qualquer pessoa, independentemente de sua religião.