Arquitetura entre Sistemas Operativos/Gestão de Programas
Um programa é um grupo de projetos gerenciados para obter um certo benefício que não seria possível se tivessem gerenciados individualmente. O gerenciamento de programas concentra-se no projeto para determinar a melhor abordagem para gerenciá-los. As ações relacionadas a essas interdependências podem incluir:
-Solução de restrições e/ou conflitos de recursos que possam afetar múltiplos projetos no sistema;
-Alinhamento da orientação estratégica/organizacional que afeta as metas e objetivos do projeto e do programa;
-Solução de problemas e gerenciamento de mudanças em uma estrutura de governança compartilhada.
Os programas devem ser divididos em fase ou estágios para poderem ser melhores gerenciados, o ciclo de vida de um programa atende gerenciamento de resultados e benefícios, em contraste com o ciclo de vida de um projeto que atende o gerenciamento de entregas.
O ciclo de vida de um programa se divido em 5 fases:
-Set-up Pré-Programa: O objetivo fundamental dessa fase é instituir uma fundação firme de suporte e aprovação para o programa.
-Set-up do Programa: Nesta fase é dada sequência ao processo de desenvolvimento das fundações do programa a partir da geração de um “roadmap” detalhado que irá direcionar o gerenciamento do programa e definir as suas entregas.
-Estabelecimento do Programa e Infra-estrutura Técnica: Nesta fase é determinada a infra-estrutura que irá apoiar o programa e projetos associados
-Entrega de Benefícios Incrementais: Fase que absorver a maior parte do trabalho a ser realizado no programa. Uma atividade importante a ser desempenhada nessa fase é procurar garantir que atividades comuns e dependências entre projetos e outros programas no portfólio são coordenadas.
-Encerramento do Programa: O objetivo dessa fase é promover o encerramento controlado do programa. Devem ser desenvolvidas atividades que levem ao fechamento do programa, com liberação dos recursos e estrutura utilizados, assim como a transição de resultados do programa para outros grupos da organização.