Arduino colaborativo/Tutorial Arduino - Lição 3

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Diamond-caution.png O título deste módulo não está de acordo com a nomenclatura adotada no Wikilivros e precisará ser renomeado.
Wikibooks-logo-pt.svg Este livro ou módulo precisa ser formatado segundo o modelo wiki e/ou organizado conforme as convenções do Wikilivros. (discuta)
Por favor ajude a formatar este módulo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação.

Diga olá para o resistor!

O resistor é o mais básico e o mais comum componente eletrônico. Um disposistivo eletrônico simples, como um mp3 player tem pelo menos mil resistores dentro dele.

Veja o resistor!


Uma maneira de pensar é comparando resistores e corrente elétrica com tubos e água corrente. Com um tubo fino deixamos passar pouca água (assim como com muita resistência deixamos passar pouca corrente elétrica) e com tubos largos deixamos passar muita água (e com baixa resistência deixamos passar muita corrente elétrica). Portanto podemos controlar a intensidade de corrente de acordo com o desejado utilizando resistores.

Uma maneira de pensar é comparando resistores e corrente elétrica com tubos e água corrente. Com um tubo fino deixamos passar pouca água (assim como com muita resistência deixamos passar pouca corrente elétrica) e com tubos largos deixamos passar muita água (e com baixa resistência deixamos passar muita corrente elétrica). Portanto podemos controlar a intensidade de corrente de acordo com o desejado utilizando resistores. Resistência é medida em ohms, frequentemente é simbolizada pelo símbolo Ω. Quanto maior o valor da resistência, mais ele resiste (limita a corrente elétrica). A maioria dos resistores tem sua resistência variando entre 1 ohm e 1 megaohm. Se o elemento resistivo estiver dentro de um envólucro de cerâmica, não podemos dizer o valor de sua resistência só de olhar pra ele. Será necessário olhar as listras coloridas no corpo do resistor. Isto é conhecido como código de cores para resistores, e ele é um tanto quanto complexo quando iniciamos em eletrônica. Depois de familiarizado com esse código você poderá dizer os valores de rêsistencia só de olhar para um resistor, mas por enquanto você preferirá um gráfico de apoio (você também pode usar um multímetro para medir esse valor com uma boa precisão, veja como nesse site em inglês).


Também temos a posiibilidade de usar um programa que calcule essa resistência pra você on-line. Aqui temos um exemplo dentre tantos programas que executam essa função.

Lembrando sempre que não é porque as listras tem uma ordem que o resistor tem direção no circuito. Os resistores podem ser utilizados em qualquer sentido, já que ele não tem polaridade.
Agora responda rápido: Qual o código de cor para um resistor de 1.0KΩ 5% ?
Realçar o texto abaixo para ver a resposta
Marrom - Preto - Vermelho - Dourado
Qual é o código de cores para um resistor de 220Ω 5%?
Realçar o texto abaixo para ver a resposta
Vermelho - Vermelho- Marrom- Dourado
Qual o valor da resistência desse resistor?

Resistor















Realçar o texto abaixo para ver a resposta
Laranja=3 Preto=0 Amarelo= x10 Dourado= +/- 5% ; Logo esse resitor é de 300kΩ
O que acontece se colocarmos um resistor invertido?
Realçar o texto abaixo para ver a resposta
Pegadinha. Não acontece nada, pois o resistor não tem polaridade!

Notas sobre potências Em todos os nossos exemplos utilizamos resistores de 1/4W. Você pode usar também resistores de 1/16W , 1/2W ou o que você tiver em mãos. Resistores de maior potência são normalmente maiores e mais caros. Todavia na loja de material eletrônico perto da sua casa normalmente terá resistores de no máximo 1/4W.

Diga olá para o LED!

Nós já nos encontramos com o LED anteriormente. Dessa vez seremos mais específicos em relação a ele. Pra começar a palavra LED vem da sigla em inglês Ligth Emitting Diode, que quando traduzida para o português significa luz emitida de um diodo. A parte de emissão de luz é óbvia pra nós que já fizemos ele piscar nas lições 1 e 2 e percebemos que o processo não difere tanto de uma lâmpada qualquer, agora essa parte do diodo é um tanto menos óbvia.
Um diodo, basicamente, é uma rua de sentido único para a corrente elétrica. Ele garante que a corrente só passará em um sentido (do positivo ao negativo).
Se você lembrar da lição 1 o usuário do Arduino NG tinha que ter certeza que inseriu o LED na posição correta, se o colocasse invertido não funcionaria. O usuário do Arduino Diecimila já tem o LED (muito pequeno) soldado na posição correta.

LED da placa Diemicila na posição correta.

É bem simples saber qual perna do LED é positiva (ânodo) e qual é negativa (cátodo), a positiva é ligeiramente maior e se você olhar atentamente dentro dele a parte negativa tem um pedaço maior de metal.

LED detalhado.