Aprender fazendo/Colaborando no Wikilivros

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Este capítulo tem como objetivo fornecer dicas e orientações gerais sobre como contribuir no Wikilivros e, em particular, como colaborar na produção deste wikilivro específico: Aprender fazendo.

Para alcançar este objetivo, será explicado como realizar a formatação dos capítulos deste livro, no qual os leitores tem a chance de aprender a usar as ferramentas da Web 2.0, fazendo o que se explica ao longo de cada capítulo.

São mostrados diversos exemplos práticos, retirados do cotidiano dos agentes TEIA, que desenvolvem projetos nesta área.

Primeiros passos[editar | editar código-fonte]

Colaborando em um wikilivro existente[editar | editar código-fonte]

Que tal se cadastrar no Wikilivros?[editar | editar código-fonte]

Criar uma conta de usuário é opcional, pois você pode colaborar com o projeto mesmo que prefira não se cadastrar. Se você possui um cadastro em qualquer outro projeto da Wikimedia Foundation, como a Wikipédia, provavelmente ele também é válido para o Wikilivros. Para ter certeza, tente autenticar-se usando a página Especial:Entrar. Na página "Ajuda:Como se registrar" você aprenderá as vantagens de criar uma conta no projeto e encontrará informações adicionais sobre este procedimento.

O que acha de ajudar a melhorar um dos wikilivros existentes?[editar | editar código-fonte]

Os livros do projeto são organizados em uma biblioteca. Você pode consultá-la ou fazer uma pesquisa para ajudá-lo a decidir com qual wikilivro você irá colaborar. Por exemplo, se você estivesse querendo colaborar com um livro que fale sobre ferramentas da web, você poderia fazer uma busca usando as palavras "ferramentas da web". Entre os resultados talvez você encontraria alguma página do livro "Aprender fazendo", que você está lendo agora. Ao ver os exemplos apresentados no decorrer desta página, imagine que você estivesse interessado em contribuir de alguma forma para a melhoria deste livro em particular.

Já sabe em que livro você contribuirá?[editar | editar código-fonte]

Identifique de que forma você pode ajudar a melhorá-lo. Há várias possibilidades:

  • Revisar o texto existente: pode haver erros de digitação, informações incorretas ou sem fontes confiáveis, parágrafos confusos precisando ser re-escritos, e assim por diante;
  • Incluir imagens ilustrativas: fotos, diagramas, mapas ou ilustrações em geral pois, como dizem, "uma imagem vale mais do que mil palavras".
  • Citando mais fontes: é importante que o texto contenha fontes confiáveis, para que os leitores possam verificar a veracidade das informações apresentadas;
  • Elaborar um novo capítulo: talvez o que esteja faltando em determinado livro seja a inclusão de um novo capítulo sobre um aspecto que ainda não foi abordado nos capítulos já escritos.

Em resumo: seja criativo, pois há muito espaço para inovação ao se escrever um bom livro!

Quer incluir um novo capítulo?[editar | editar código-fonte]

Se você tem em mente algumas informações extras que poderiam formar um novo capítulo para o livro escolhido, vá em frente! É bem simples de fazer:

  1. Abra a página do livro que contém o seu índice. No exemplo dado, a página é "Aprender fazendo";
  2. Clique "Editar", localizado no menu à cima da página;
  3. Localize a posição mais adequada para o novo capítulo e então adicione uma ligação para a nova página que você irá criar. O lugar ideal pode ser abaixo do último capítulo adicionado, ou entre dois capítulos existentes, dependendo do caso. Para criar uma ligação para o capítulo que você irá escrever, basta adicionar um código semelhante a este (a quantidade de asteriscos irá depender do nível em que o capítulo será inserido):
    ** [[/Nome do novo capítulo/]]
  4. Antes de salvar a mudança que fez no índice, use os botões Antever resultado e Mostrar alterações para conferir o que você está alterando e qual será o resultado de sua edição. Se estiver tudo certo, grave suas alterações.
  5. Voltando para a página principal do livro "Aprender fazendo", deverá aparecer em vermelho no índice uma ligação para o seu capítulo, na posição onde você o inseriu. Clique na ligação e você já começará a editar um capítulo do livro, onde poderá explicar (sempre de forma didática) o seu conteúdo que tinha em mente, de forma que os leitores possam utilizá-lo como referência. Quando for adequado, cite exemplos práticos, pois assim os leitores saberão adaptá-los para outras situações parecidas.

Para saber como deixar o texto esteticamente mais agradável, veja algumas dicas de formatação logo abaixo.


Searchtool.svg Este módulo precisa ser revisado por alguém que conheça o assunto (discuta).

Utilizando ligações externas e notas de rodapé[editar | editar código-fonte]

Para incluir ligações externas ao longo de uma explicação, uma boa opção é o uso de notas de rodapé como esta[1].

As notas de rodapé fornecem uma forma de citar suas referências em wikis. O seu uso é fácil, bastando utilizar um código como este:

Texto didático antes da nota de rodapé <ref>Conteúdo da nota de rodapé.</ref>. Continuação das explicações.

Por exemplo, se alguém quiser colocar uma ligação externa que aponte para uma página do Twitter, poderá fazer o seguinte:

Segundo Alex Dunder Koch<ref>No [http://www.twitter.com/alexdunder Twitter do Alex] você pode encontrar mais informações sobre ele.</ref>, as ferramentas web...

Agora veja qual seria o resultado de colocar o código acima em prática:

Segundo Alex Dunder Koch[2], as ferramentas web...

Outro passo importante é criar uma área para todas suas notas de rodapé na edição de seu projeto, a melhor maneira para isso é deixando essa formatação ao fim da sua edição:

== Referências ==
<references/>

Assim, você terá um espaço no fim de sua documentação que agrupará todas as referências, ligações externas e comentários que forem citadas ao longo do texto como notas de rodapé.

Veja um exemplo prático no módulo Wits - Realizar e Bem Viver.

Inserindo imagens[editar | editar código-fonte]

Para inserir a imagem de seu projeto, como a captura de ecrã de uma rede no Ning, primeiro hospede a imagem no Wikilivros e escolha a linceça adequada para ela. Depois de hospedar a imagem, vá para a edição de seu projeto e insira o código de thumbnail, como no exemplo abaixo:

[[Ficheiro:Nome da imagem hospedada no Wikilivros.jpg|250px|thumb|right| Legenda da imagem]]

O Ficheiro é o nome da imagem hospedada juntamente com a extensão da mesma, como .jpg, .gif, etc. 250px é o tamanho que a imagem ficará, right é a disposição da imagem, no caso à direita, você também pode utilizar outra disposição, como left para a imagem ficar na esquerda e a legenda é o texto da imagem, procure utilizar um texto que explique o que é a imagem, como por exemplo o nome da rede que você criou.

Utilize o histórico[editar | editar código-fonte]

Estava editando no Wikilivros e salvou alguma coisa errada sem querer? Não se desespere, utilize o histórico que fica localizado no menu de cima, ao lado do editar.

Ao clicar no histórico, você verá todas as edições passadas e qual o usuário responsável pela edição. Você pode visualizar as edições passadas e até mesmo desfazer edições, para o caso de você ter salvo algo por engano.

Não se aproprie do conteúdo[editar | editar código-fonte]

Lembre-se que em um ambiente Wiki é um espaço colaborativo, então não assine um texto didático como se ele fosse "seu". Como visto acima, os leitores podem saber que você foi o autor de um texto consultando o histórico da página. Assim, todos ficam sabendo exatamente quais edições um colaborador realizou. Portanto, a assinatura em um wikilivro como este não é recomendada.

Não utilize um linguajar proprietário, você não pode se apropriar do capítulo que você está escrevendo, afinal, ele está aberto para edições e sugestões de diversos outros usuários.

Abra sempre um espaço para dicas, sugestões ou ideias para sua documentação e seus projetos, assim qualquer pessoa no Wikilivros poderá lhe ajudar a desenvolver seus projetos na web através da Construção Coletiva.

Você tem mais dicas, informações, dúvidas ou ideias referentes à documentação no Wikilivros? Então deixe seu comentário nesse tópico também.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Veja mais informações na Wikipédia, consultando a página Wikipedia:Livro de estilo/Notas de rodapé
  2. No Twitter do Alex você pode encontrar mais informações sobre ele.