Aplicativos em PHP/Geradores de Aplicativos/phpMyEdit

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

7.3 - phpMyEdit[editar | editar código-fonte]

Em se tratando de geradores de código CRUD (acrônimo para Create, Retrieve, Update e Delete) para PHP, uma das melhores opções é o phpMyEdit. Como os desenvolvedores do projeto informam na página de abertura, o phpMyEdit é provavelmente a maneira mais rápida de gerar formulários para interagir com uma base de dados MySQL.

O phpMyEdit gera o código para edição de tabelas no MySQL com uma enorme gama de funções de manipulação (inserção, alterações, visualização, cópia, remoção de registros inseridos). Para isso você necessita apenas criar um script de chamada das funções (o phpMyEdit traz uma aplicação já pronta para desenvolver esse arquivo). Você pode ainda executar buscas com filtro, lookups etc. O gerador é open source e liberado sob licença GNU-GPL ou licença comercial. Ainda conforme os desenvolvedores, ele é utilizado em diversos sistemas ativos (há referências no site). Os requisitos são os básicos: servidor web (os desenvolvedores recomendam o Apache), PHP e MySQL instalados.


Principais características:

É um gerador do tipo ativo. Para que seu aplicativo funcione, no mínimo o arquivo phpMyEdit.class.php e os arquivos de linguagem devem estar presentes no seu diretório.

É opensource e licenciado sob GNU – GPL ou licença comercial.

Compatível com Linux, Windows e outros.

Possui boa documentação e tutoriais, disponiveis no site.

Só funciona com MySQL. O código é gerado individualmente para uma tabela de cada vez.

O download e instalação são bastante fáceis. O acesso ao gerador se dá via browser

Existe uma comunidade ativa com fóruns e listas de discussão que ajudam no desenvolvimento, dúvidas e outros.

O Projeto está ativo, o que significa melhorias, correções de eventuais bugs etc.

É bastante customizável, exigindo no entanto o mínimo de conhecimento de OO, html e java script.

Possui um arquivo de tradução para o português, exibindo botões, chamadas e mensagens em nossa língua. Esse arquivo pode ser modificado e merece algumas correções, porém mais de 90% do trabalho já está pronto.

Instalação e utilização

Faça o Download em

Descompacte o arquivo em seu diretório web (Se no Linux ou similar dê permissão de escrita no diretório do phpMyEdit).

Após isso, você deve ter uma estrutura de pastas como essa: Estrutura.jpg

Agora, acesse pelo browser o arquivo phpMyEditSetup.php Tela2a.jpg

Se tudo correu bem, você vai ter uma tela como esta: Tela3.jpg

Preenchendo os dados relativos ao SGGB, o phpMyEdit realiza a conexão e já deve mostrar os dados da tabela. Veja que é recomendado ter um campo de identificação para ser utilizado como identificador nas operações (editar, adicionar etc). Recomenda-se também que este campo precisa ser numérico e único, a chave primária da tabela, sendo uma boa idéia nomeá-lo como “id”. Dependendo da sua tabela, você pode criar um campo autoincrement. No exemplo, estou usando a tabela dados_atendimento.

Tela4.jpg

Em seguida, o phpMyEdit vai lhe apresentar a tela com opções adicionais. Você pode gerar um cabeçalho (título) para a página, o html de um cabeçalho e rodapé e uma folha de estilo(CSS básico). Tudo isso é gerado em um único arquivo. Por default, vem marcada a penas a opção da folha de estilo. Caso ache as opções do CSS limitadas,você pode editá-las acrescentando ou modificando, bem como utilizar outro arquivo de CSS, bastando vinculá-lo à página.

Tela6.jpg

Bom, depois dessa série simples de cliques, você já tem seu aplicativo pronto para usar. Veja que o phpMyEdit salva o arquivo PHP do aplicativo em sua pasta base e com o nome da tabela. Ele também apresenta no browser o código gerado. Você pode copiá-lo e criar um novo arquivo em outtra pasta. Como já dissemos, nesse caso, você deve mover para essa mesma pasta pelo menos o arquivo phpMyEdit.class.php e a pasta lang. Se na configuração quiser usar imagens em vez dos tradicionais botões Javascript, mova também a pasta images. O phpMyEdit possui uma série de estensões como cal pop-up (calendário), messages etc. Caso queira usá-las, mova também a pasta extensions.

Tela7.jpg

Essa é a interface básica do arquivo gerado. Note que os nomes dos campos são idênticos aos existentes no banco de dados. Com relação à linguagem, o phpMyEdit já roda o aplicativo com a configuração de linguagem padrão do browser (testei com o Mozilla Firefox 2 e o Internet Explorer 6 e 7 (ou seja se seu seu navegador está em português, é nessa linguagem que você verá seu aplicativo). O botão em destaque abre a opção de busca, onde você pode utilizar mais de um campo como filtro para as pesquisas.

Tela9a.jpg

Editando o arquivo criado, você pode alterar as opções para gerenciamento do CRUD, deixando por exemplo somente a visualização. Também pode alterar a posição dos botões colocando-os na parte superior ou inferior do aplicativo ou até em ambas, estipular a quantidade de registros a ser exibida em cada página, definir se utilizará imagens em vez de botões tradicionais ou em conjunto com eles, modificar o nome dos campos da tabela para exibição etc. Como já foi dito, é possível modifcar o CSS ou criar um novo. Também podemos configurar mensagens em javascript para, por exemplo, quando um campo da tabela for not null, avisar ao usuário que o mesmo deve ser preenchido. Todas essas opções são facilmente customizáveis. O arquivo gerado vem todo comentado, o que facilita muito. Como estamos usando PHP, obviamente também é podemos modificar a forma de exibição de datas, já que no padrão MySQL, elas vêm na forma ano- mês-dia. Enfim, o phpMyEdit é um ótimo gerador de código e editor de tabelas, repleto de possibilidades. No código abaixo, simplesmente suprimindo ou acrescentando letras, já modificamos as opções de exibição: no primeiro trecho em destaque, estamos permitindo somente adicionar, ver e modificar os registros. No segundo trecho, estamos inserido imagens dessas mesmas no menu de opções ao lado de cada registro.

Tela10.jpg

Links PhpMyEdit :

site:[1]

Documentação:[2]

Fórum:[3]