Aplicativos em PHP/Geradores de Aplicativos/phpCodeGenie (com MySQL)

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

phpCodeGenie (PCG)[editar | editar código-fonte]

Um excelente gerador de código em PHP é o phpCodeGenie (PCG). Ele é um gerador do tipo passivo e permite níveis bastante altos de customização. Conforme a apresentação do PCG “Melhor que gastar muito tempo criando código comum, é poder gastá-lo na lógica de negócios de nossas aplicações e deixar PCG fazer o código aborrecido, pois o phpCodeGenie pode gerar o código simples para os novatos onde tudo é feito no mesmo script PHP ou o código orientado a objeto da estrutura PHP, que segue o phpCodeGenie da estrutura de PCG que requer projetar suas tabelas e então o gênio pode gerar o código para a leitura e a escrita à base de dados, os formulários do HTML para incorporar ou editar dados à base de dados, scripts para listar dados, scripts para excluir dados, formulários de busca, scripts de busca entre outros. O phpCodeGenie foi projetado com o usuário iniciante em mente como também com o programador experiente em PHP que quer gerar uma aplicação complexa."

Infelizmente hoje o PCG é um projeto inativo, mas foi desenvolvido o bastante para ainda ser bastante útil. Os requisitos para instalação são básicos: servidor web, PHP e MySQL instalados. A última versão que temos conhecimento é a 3.0.2. Após, o responsável pelo projeto, Nilesh Dosooye, abandonou o mesmo.


Principais características:

- É um gerador do tipo passivo. Basta gerar o código e fazer as modificações necessárias. Ele pode ser livremente transferido para outros diretórios, apenas ajustando-se o path nos scripts common/footer.php e common/header.php.

- É opensource e licenciado sob GNU – GPL . Compatível com Linux e Windows .

- Não possui muita documentação.

- Só funciona com MySQL, embora aparentemente o autor tivesse a pretensão de dar suporte a outros SGBDs.

- O código pode ser gerado individualmente para uma tabela de cada vez ou para um banco inteiro.

- Quando da geração do CRUD simples, o PCG gera uma página (ou mais) para cada função. No caso do CRUD, o código gerado requer alguns ajustes, principalmente de natureza estética.

- O download e instalação apresentam alguma dificuldade. O acesso ao gerador se dá via browser.

- Não existe comunidade ativa para o projeto (pelo menos de nosso conhecimento).

- O Projeto está inativo, o que significa que você mesmo terá que se virar com bugs, etc.

- É bastante customizável, exigindo no entanto o mínimo de conhecimento de html e CSS, bons conhecimentos de linguagem PHP procedural ou OO.

Possui tradução para o português, por Ribamar FS.


Corrigindo um pequeno Bug

Edite o script common/footer.php e elimine o fechamento de tag:

</div>

Que é a primeira linha do script. Sempre terá que remover esta linha dos aplicativos gerados ou procurar a ocorrência no gerador e corrigir.


Instalação e utilização

Download Souce Forge:[1] No site do ribafs [2], você encontra um bom tutorial de instalação e o arquivo com a tradução para o português.

Após instalar e configurar, você deve ter a seguinte estrutura de pastas:

Pcg0.jpg

Os aplicativos gerados na opção programadores iniciantes, por exemplo, ficam na sub-pasta \web\generatedCode\simple\nome_do_aplicativo. Essa opção default, pode ser modificada.

Se não houve problemas, quando acessar o endereço do PCG via browser, você terá uma tela assim:

Pcg 1.jpg

Preenchendo os dados para conexão, você é remetido a uma nova tela onde aparecem os bancos existentes no SGBD selecionado. Daí, é escolher a opção desejada e com alguns cliques, seu código está pronto. Você tem opções de gerar por exemplo todo o CRUD ou somente parte dele. Fazer isso utilizando linguagem procedural ou Orientação a Objeto etc.

Para gerar um aplicativo completo utiliza o PHP procedural e para gerar alguns utilitários utiliza o PHPOO.


Abaixo, tela mostrando as opções do PCG após a geração de um aplicativo.

Pcg 2.jpg