Animação de personagens no Blender 3D/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O que esperar deste tutorial?

Sobre esse tutorial de animação de personagem[editar | editar código-fonte]

Esse tutorial tem o propósito de ensinar a você as ferramentas mais avançadas disponíveis no Blender. Nenhum conhecimento prévio é necessário. Em outras palavras você está apto a seguir este tutorial sem nenhuma noção sobre o Blender.

Por quê eu deveria fazer esse tutorial?[editar | editar código-fonte]

Depois de feito você vai ter um personagem completamente móvel (com expressões faciais e esqueleto) e uma animação com sincronização de lábio, estrelando o seu personagem. Você vai finalizar o tutorial com as ferramentas e conhecimento necessários para fazer seu próprio personagem. Essa é sua chance para aprender muitas ferramentas do Blender.

Quanto tempo vai levar[editar | editar código-fonte]

Dependendo das suas experiências anteriores e de quão rápido você é, poderia levar um único dia ou um mês. Dê um tempo a você mesmo e não se preocupe em terminar dentro de algum limite de tempo.

Não se trata do destino e sim da viagem: não tente acelerar este tutorial. Tome algum tempo para aprender o Blender—você vai ver como valeu a pena, quando você terminar os seus projetos com rapidez e eficiência daqui a algum tempo.

O formato desse tutorial[editar | editar código-fonte]

O corpo principal[editar | editar código-fonte]

O corpo principal desse tutorial consiste em passos executados e acompanhados de imagens (screenshots). Passos individuais estão indicados com marcadores.

  • Passo um, com algum texto explicatório
  • Passo dois,
  • Passo três, e porque eu fiz daquela forma.

No texto, eu tento explicar por que você está fazendo um certo passo particular tão bem quanto fazer ele.

Sobre notas de canto

Essa é uma nota de canto que vai apresentar novos comandos ou conceitos. Essa é a forma de separar explicação do formato principal do corpo do tutorial.

Essas notas de canto vão conter uma explicação breve, teclas de atalho importantes ou itens de menu, ou um link onde você pode encontrar mais informação.

Notas de canto[editar | editar código-fonte]

Para acomodar a ampla gama de habilidades a aprender, eu tentei assumir o lado do leitor. Dessa forma para prevenir que usuários novatos fiquem perdidos e usuários mais avançados fiquem chateados, eu apresento novos tópicos e conceitos como notas que iniciantes podem ler e usuários avançados podem pular facilmente.

Os comandos de teclado, controles do mouse, e itens do menu[editar | editar código-fonte]

No começo do tutorial, eu inclui a tecla de atalho ou o item do menu para cada comando. É fácil de mais pular eles se você já os conhece, mas eles serão de ajuda quando você tiver que revisar. Você não precisa voltar uma página para olhar aquela tecla de atalho que você esqueceu. Mas mais tarde nesse tutorial, eu não vou deixar explícito comandos frequentemente usados, desde que você já os tenha aprendido.

Notas[editar | editar código-fonte]

Periodicamente você vai ver notas como esta:

Uma nota sobre notas

Notas como essa vão alertar você sobre armadilhas comuns, vão explicar porque alguns passos foram tomados, e também vão lembrar você de salvar periodicamente.

Pré-requisitos[editar | editar código-fonte]

Eu supus que você não tem nenhum ou muito pouco conhecimento no Blender. Assim, eu tomei a liberdade no começo do tutorial para explicar ferramentas e comandos comuns. Um usuário experiente pode passar direto por essas poucas seções, enquanto que o usuário iniciante deve ter um tempo para ler as explicações.

Os embargos[editar | editar código-fonte]

Por favor mantenha em mente que essa é apenas uma das formas de fazer as coisas. Existem muitos ritmos de trabalho diferentes, e eu estou apenas mostrando a você a forma como eu faço.

Eu tentei equilibrar a balança entre manter um personagem simples o bastante de modo que um novato pode seguir o curso, mas complexo o bastante de modo que você possa aprender as técnicas mais avançadas. Sinta-se livre para adicionar mais detalhes, fazer materiais e texturas mais complexas, ou mesmo um suporte mais complexo. Considere esse tutorial como um guia para as suas próximas criações.