Algoritmos e Estruturas de Dados/O que são estruturas de dados?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Estruturas de dados (Data Structures) é o nome dado a organização de dados e algoritmos de forma coerente e racional de modo a otimizar o seu uso. De acordo com o modo como um conjunto de dados são organizados e como as operações que são efetuadas sobre estes dados pode-se solucionar de forma simples problemas extremamente complexos.

Existem diversos modelos de estruturas de dados, e novos modelos são criados constantemente pois acompanham também a evolução dos algoritmos e das linguagens de programação. Neste livro iremos abordar as estruturas clássicas, as quais podem ser utilizadas com sucesso na maioria dos casos.

É um dos temas fundamentais da ciência da computação, utilizado nas mais variadas áreas e para as mais variadas finalidades. No entanto para começarmos a entender o conceito devemos, antes entender o conceito de algoritmos, pois algoritmos manipulam dados.

Dados quando estão organizados de uma forma coerente representam uma estrutura de dados. Escolher uma estrutura de dados ideal pode tornar-se um problema difícil para uma determinada solução. As pesquisas e estudos das estruturas de dados estão em constante desenvolvimento, apesar disso, existem estruturas que têm se mostrado padrão, ou seja, são clássicas.

Estruturas de dados possuem características básica, no entanto finalidades bastante diversas. Podem ser implementadas usando vetores (estático) ou ponteiro (dinâmico).